sábado, 9 de maio de 2009

Guiné 63/74 - P4311: No 25 de Abril eu estava em... (10): Chugué, num buraco com um tecto de quatro toros (José Pedrosa)

1. Mensagem de José Pedrosa (*), ex-Alf Mil Inf/Minas e Armadilhas da CCAÇ 4747, Chugué/Bedanda, 1974, com data de 26 de Abril de 2009:

Caro Amigo,

Com um abraço a todos, remeto a postagem de hoje no meu Blogue.

http://cerrodocao.blogspot.com/2009/04/onde-e-que-estavas-em-26-de-abril.html

Cumprimentos,
Zé Pedrosa


2. Assim, com a devida vénia ao nosso camarada, reproduzimos o seu poste

Há 35 anos eu estava onde, precisamente, esta hora do dia se chamava "hora sexual". Durante duas horas tinha de estar pronto para a acção, pois, se elas viessem, não podia estar desprevenido: tinha de reagir imediatamente, caso contrário, era o fim ...


Estava em Chugué, na vala de acesso ao meu abrigo de guerra (um buraco no solo com um tecto de quatro toros de árvore pau sangue), aguardando vigilante que passassem as duas horas de prevenção total - cumprindo as regras militares e as do bom senso, face à permanente iminência de ataques e bombardeamentos das tropas do PAIGC na zona do Tombali - Guiné Bissau.

Posto o sol, a descompressão ia ganhando ânimo entre aquele monte de gente de morte encomendada. O meu hábito de tentar saber notícias pelas ondas curtas da rádio teve sorte. Numa emissora de lingua francesa consegui ouvir as notícias do meu país.

Assim que as percebi (sabedor que já era do Março em Caldas da Rainha) gritei para a minha gente: "pessoal, há reviravolta em Lisboa, parece ser coisa grande, se calhar, vamos saír daqui com vida..."

Depois, seguiram-se horas angustiantes tentando confirmações por todas as ondas da rádio, por tudo quanto eram comunicações militares. A cinco minutos da meia-noite, finalmente, o Menezes dos fuzileiros "abriu o livro" na primeira página: o 25 de Abril e o MFA foram sucintamente explicados e assim resumidos: "a guerra vai acabar, vamos pra casa !"

E, mesmo sem o cessar fogo ordenado, para todos nós, os de infantaria, de artilharia e fuzileiros que ali estávamos, a partir desse dia: "guérra cába pâ nôs".
__________

Notas de CV:

(*) Vd. postes de:

9 de Dezembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3590: O Nosso Livro de Visitas (48): José Pedrosa, ex-Alf Mil da CCAÇ 4747 (Guiné, 1974)
e
17 de Dezembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3639: Blogues da Nossa Blogosfera (11): Do Cerro do Cão, em Peniche, ao Apocalipse Now (José Pedrosa / Luís Graça)

Vd. último poste da série de 4 de Maio de 2009 > Guiné 63/74 - P4280: No 25 de Abril eu estava em... (7): RI 15, Tomar, à espera de ir para a Guiné (Magalhães Ribeiro)

Sem comentários: