segunda-feira, 6 de abril de 2009

Guiné 63/74 - P4146: Parabéns a você (3): No dia 6 de Abril de 2009, ao camarigo Joaquim Mexia Alves, ex-Alf Mil Op Esp, Guiné 1971/73 (Editores)

Joaquim Mexia Alves pertenceu originalmente à CART 3492 (Xitole / Ponte dos Fulas), antes de ingressar no Pel Caç Nat 52 (Bambadinca, Ponte Rio Udunduma, Mato Cão) e depois na CCAÇ 15 (Mansoa).
A CART 3492 pertencia ao BART 3873 (Bambadinca, 1971/74).



O nosso camarigo (*) Joaquim Mexia Alves está hoje de parabéns.

Falar dele é fácil e difícil. Fácil, porque não é preciso estar a inventar para enumerar as suas qualidades de cidadão e amigo. Difícil, porque acabamos por pecar por defeito.

Há poucos dias dizia ele que entre nós os dois se criou uma empatia muito grande, aquando da organização do último Encontro da Tertúlia. Foi fácil e aconteceu normalmente. Ele no terreno, contactando o restaurante e organizando tudo para que o Encontro corresse da melhor maneira, como correu, e eu apenas secretariando, organizando a papelada, parte para que ele, confessou, tinha pouco ou nenhum jeito.
O entendimento entre nós foi imediato, não sendo preciso mais que meia dúzia de telefonemas e alguns mails. Do resultado, melhor que o vosso testemunho não há.

O contacto que tivemos naquele dia e uma pequena tertúlia espontânea com alguns camaradas, acontecida numa esplanada de café, à noite, em Monte Real, deixou claro a pessoa que é, e como é fácil criar com ele amizade. Os presentes discutiram a guerra da Guiné e, aqui e ali discordaram, mas respeitaram-se e apertaram as mãos como verdadeiros camarigos.



Ortigosa, Monte Real, 17 de Maio de 2008 > III Encontro da Tertúlia do Blogue do Luís Graça & Camaradas da Guiné, brilhantemente organizado por Joaquim Mexia Alves

Pessoa leal no confronto verbal, não fugindo à polémica quando se trata de defender os seus pontos de vista, respeitador da opinião dos seus antagonistas de ocasião, extremamente correcto no trato, o Joaquim é uma pessoa agradável e afável. Sendo uma figura muito conhecida em Monte Real, onde a sua família tem tradição, não vi nele qualquer ar de vaidade. Foi preciso eu perguntar-lhe se o homenageado num memorial existente no Jardim de Monte Real era seu familiar. Respondeu que sim, que era o seu pai, mas sem entrar em pormenores quanto ao passado daquela figura marcante de Monte Real e do Distrito de Leiria.

Monte Real >Termas de Monte Real > O Joaquim Mexia Alves junto ao busto do fundador das termas, Olímpio Duarte Alves, que foi também governador civil de Leiria (1959-68). Na base do monumento lê-se: "A Olympio Duarte Alves, uma vida ao serviço destas termas que fundou e do termalismo nacional".

A sua colaboração no Blogue é tão extensa que pesquisar as suas intervenções é coisa complicada. Localizei uns quantos postes mais marcantes que poderão consultar. Destes é fácil derivar para outros não referenciados.

Deixo estas fotos relativas à sua passagem pela Guiné, onde como Alferes Miliciano, esteve ao serviço CART 3492, Pelotão de Caçadores Nativos 52 e CCAÇ 15.

Mato Cão > Joaquim Mexia Alves, ex-Alf Mil Op Esp

Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Xitole > Destacamento da Ponte dos Fulas > O Joaquim Mexia Alves, ex-alferes miliciano de operações especiais, que de Dezembro de 1971 a Dezembro de 1973 passou por três unidades no TO da Guiné: pertenceu originalmente à CART 3492 (Xitole / Ponte dos Fulas), antes de ingressar no Pel Caç Nat 52 (Bambadinca, Ponte Rio Udunduma, Mato Cão) e depois na CCAÇ 15 (Mansoa ). A CART 3492 pertencia ao BART 3873 (Bambadinca, 1971/74).

Joaquim Mexia Alves, ex-Alf Mil Op Esp, CART 3942 (Xitole), Pel Caç Nat 52 (Mato Cão / Rio Udunduma) e CCAÇ 15 (Mansoa)

Guiné > Arquipélago dos Bijagós > Ilha de Bolama > Bolama > CART 3492 > 1972 > "No jipe, frente para trás: Alf Canas, Alf Novais, Alf Lima (Secretaria?), Alf Rodrigues (meu camarada de curso, também que era da CCS e veio depois para o Xitole, por troca com o Alf Gonçalves Dias se não me engano), Alf Martins (CART 3493, Mansambo) e eu [, assinalado cum círculo]".

Lisboa > Sociedade de Geografia > 6 de Março de 2008 > Três históricos do Pel Caç Nat 52 > Joaquim Mexia Alves, à esquerda da foto, no lançamento do livro Diário da Guiné, 1968-1969: Na Terra dos Soncó, de Mário Beja Santos, que está ao centro. À direita, está o Henrique Matos que foi o 1.º Comandante do Pel Caç Nat 52. Desta vez, no lançamento do 2.º livro (Diário da Guiné, 1969-1970: O Tigre Vadio), este quadro não se vai repetir, devido à ausência do J. Mexia Alves.

Monte Real > Base Aérea n.º 5 > 25 de Fevereiro de 1988 > O Cap Pil Av Jaime Brandão, mais o seu amigo e conterrâneo Joaquim Mexia Alves, preparando-se para um passeio de... A7.

Talvez por ser um homem sensível, tem uma veia poética e musical que não se coíbe de demonstrar, principalmente quando está entre amigos, situação em que se sente como peixe na água.

Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Xitole > CART 3942 / BART 3873 > 1972 > O nosso autor e cantor Joaquim Mexia Alves... Além da CART 3942 (Xitole), o J. Mexia Alves comandou, como Alf Mil Op Esp o Pel Caç Nat 52 (Mato Cão / Rio Udunduma) e e esteve ainda, na parte finald a sua comissão, na CCAÇ 15 (Mansoa )


Quinta do Paul, Ortigosa, Monte Real, Leiria > 17 de Maio de 2008 > III Encontro Nacional da Nossa Tertúlia > Um momento poético-musical: da esquerda para a direita, o J. Luís Vacas de Carvalho, o J. Mexia Alves e o David Guimarães


Fado da Guiné

Letra (original): © Joaquim Mexia Alves (2007)
Música: Pedro Rodrigues (Fado Primavera)

Lembras-te bem daquele dia
Enquanto o barco partia
E tu morrias no cais.

Braço dado com a morte,
Enfrentavas tua sorte,
Abafando os teus ais.
(bis)

Dobrado o Equador,
Ficou para trás o amor
Que então em ti vivia.

Da vida tens outra margem
Onde o medo é coragem
E a noite se quer dia.
(bis)

Aqui estás mais uma vez,
Forte, leal, português,
Sempre de cabeça erguida.

Não te deixas esquecer,
Nem aos que viste morrer
Nessa guerra em tempos ida.
(bis)

Que o suor do teu valor
Que vai abafando a dor
Que te faz manter de pé,

Seja massa e fermento
Desse nobre sentimento
Que nutres pela Guiné.
(bis)

Joaquim Mexia Alves
Monte Real,
18 de Agosto de 2007


Para o camarigo Mário Beja Santos
na véspera da apresentação do seu livro

Hoje fico assim,
Sentado a pensar.
Queria tanto que a memória
Se fizesse viva
E eu pudesse recordar.

Não,
Mais que recordar,
Viver
Aquele caminho do Mato Cão
E o cheiro daquele tarrafo
A agarrar-se-me ao coração.

Lembro-me agora
De quando ali cheguei
Ao pé deles
Os do 52
Ali na Ponte do Udunduma.
O medo entranhado
No suor quente,
Os pensamentos a correrem
Por aqueles espaços fora.

Todos me pareciam estranhos!
Não eram os meus homens
Aqueles que comigo embarcaram
Indecentemente,
Mesmo antes do Natal.
Não aqueles não eram a minha gente!

Confesso agora,
Tinha medo,
Muito medo!
Sei lá se sou capaz,
Sei lá se um dia à noite
No escuro silencioso do breu...
Sei lá!

Mas vá lá que és homem,
Mostra-te sem medo,
Levanta-te na tua altura,
Deixa que te meçam
E percebam que estás aqui
E não vais recuar.

Olha-os nos olhos,
Entrega-te por eles
De modo que eles percebam,
Para que também eles
Se venham a entregar por ti.

Sorri
O sorriso dos sem medo,
Ou melhor dos loucos,
Que já nem sequer pensam
Porque também não vale a pena
Já pensar.

E passa o tempo,
E as conversas chegam.
A empatia começa a nascer
E a confiança neles
E deles em mim
A tomar forma,
A criar raízes.

Já são a minha gente
E eu já sou deles também.
À volta da cadeira de verga
(Já falei dela uma vez),
Sentados pelo chão, (***).
Trocam-se recordações.
Surge um nome,
Um tal Tigre de Missirá!
Que raio tem o homem
Que eu não tenha!
Também já não interessa,
O homem já não mora cá.

Pois se deixaste um nome,
Se deixaste recordações,
Não penses tu,
Ó desconhecido,
Que não hei-de fazer melhor.

É assim que há muito,
Muito tempo,
Já povoavas os meus pensamentos!
Sabia lá eu um dia
Que te havia de encontrar,
Na guerra das palavras escritas,
Em que a arma
É uma caneta.

Hoje fico assim,
Sentado a pensar.
Será que o livro do Mário
Traz cheiros de bolanha molhada,
Barulhos de macaréu,
Gritos de macaco cão,
Cantares de humor duvidoso
De homens tisnados do sol,
Que cantam para espantar
O medo de não voltar.

Hoje fico assim
Sentado a pensar,
Que um livro pode trazer
Um abraço do passado
Para agora no presente
Viver, sonhar, recordar.

Hoje fico assim
Sentado a recordar...

Joaquim Mexia Alves
Monte Real, 10 de Novembro de 2008


Sentado na minha cadeira (2),
Cerveja na mão,
Fito os olhos no longe,
Tão longe,
Que vai para além do horizonte.
O Sol começa a descer ,
Lá ao fundo,
Para os lados do Enxalé,
E os seus raios de luz
Tocam a terra de sangue
E pintam o ambiente de vermelho.
O momento é mágico,
Porque não há nada mais bonito
Que o Pôr do Sol na Guiné.
Na bolanha,
Junto ao Geba
(Que se ouve a murmurar),
Passa um pequeno tornado.
Quase que o podia agarrar!
Ao meu lado,
O Furriel Bonito.
Deve estar a meditar
No que é que eu estarei...
A pensar!
Estou para aqui, isolado,
Vivendo como uma toupeira
Debaixo de terra,
Cercado de arame farpado.
A letargia da rotina diária
Toma conta de mim
E tanto me faz
Que o dia nasça
Como chegue ao fim.
Fecho os olhos por um momento.
Estou em Monte Real!
É fim de tarde,
Hora de banho
E vestir a preceito,
Que o meu pai não deixa
Que se jante no Hotel
Sem uma roupa de jeito.
Já lá vem o chefe de mesa
Que tem muito que contar,
Fala-me da carne e do peixe,
Tenho a boca a salivar.
Tocam-me no ombro!
Esfumou-se o meu sonho!
É o Mamadu que me diz,
Com o seu sorriso:
«Alfero,
O comer está pronto.»
O que lhe falta
Em smoking de profissão,
Excede em alegria
E dedicação.
Levanto-me,
Olho em redor.
Nas pequenas tabancas,
A luz das fogueiras
Ilumina a escuridão
Da falta de luz.
Abano a cabeça,
Para afastar o torpor,
E grito bem alto
Com a minha voz forte,
A afastar o temor:
«Pessoal,
vamos morfar,
que nunca se sabe,
quando isto vai acabar!»

Monte Real, 29 de Março de 2008
Poema (original): © Joaquim Mexia Alves (2007)


Ao nosso querido amigo, camarada, camarigo Joaquim Mexia Alves, os Editores Luís Graça, Virgínio Briote, Carlos Vinhal e os restantes 312 tertulianos do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné, desejam-lhe as maiores venturas para os próximos 40 anos que queremos sempre com boa saúde.
__________

Notas de CV:

(*) Camarigo - Palavra inventada por Joaquim Mexia Alves que significa mais que um amigo, mais que um camarada. Significa as duas coisas juntas, alguém que sendo camarada junta a particularidade de ser ao mesmo tempo amigo.

Da vasta colaboração de Joaquim Mexia Alves podem ver estes postes de:

7 de Setembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1056: Estórias avulsas (1): Mato Cão: um cozinheiro 'apanhado' (Joaquim Mexia Alves)

12 de Novembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1271: O cruzeiro das nossas vidas (1): O meu Natal de 1971 a bordo do Niassa (Joaquim Mexia Alves)

2 de Julho de 2007 > Guiné 63/74 - P1912: Um buraco chamado Mato Cão (Nuno Almeida, ex-mecânico de heli / Joaquim Mexia Alves, ex-Alf Mil, Pel Caç Nat 52)

25 de Julho de 2007 > Guiné 63/74 - P1997: Álbum das Glórias (22): O Alf Mil Pires, cmdt do Pel Caç Nat 63, em Mato Cão, na festa do meus 24 anos (Joaquim Mexia Alves)

15 de Outubro de 2007 > Guiné 63/74 - P2179: Fado da Guiné (letra original de Joaquim Mexia Alves)

19 de Dezembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2364: O meu Natal no mato (5): Mato Cão, 1972: Com calor, muito calor, e longe, muito longe do meu clã (Joaquim Mexia Alves)

13 de Março de 2008 > Guiné 63/74 - P2631: Dando a mão à palmatória (5): Recado para uma ida à Guiné (Joaquim Mexia Alves)

30 de Março de 2008 > Guiné 63/74 - P2701: Blogpoesia (10): Olhando para uma foto minha, no Mato Cão, ao pôr do sol, com o Furriel Bonito... (Joaquim Mexia Alves)

15 de Maio de 2008 > Guiné 63/74 - P2845: A guerra estava militarmente perdida ? (4): Faço jus ao esforço extraordinário dos combatentes portugueses (Joaquim Mexia Alves)

19 de Junho de 2008 > Guiné 63/74 - P2961: O Nosso III Encontro Nacional, Monte Real, 17 de Maio de 2008 (11): Às vezes dá-me umas saudades da Guiné... (J. Mexia Alves)

1 de Outubro de 2008 > Guiné 63/74 - P3261: Gloriosos Malucos das Máquinas Voadoras (7): o meu amigo e conterrâneo Jaime Brandão (J. Mexia Alves)

26 de Fevereiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3940: Sr. jornalista da Visão, nós todos fomos combatentes, não assassinos (2): J. Mexia Alves, ex-Alf Mil (Xitole, Mato Cão, Mansoa)

(*) Camarigo - Palavra inventada por Joaquim Mexia Alves para significar mais que amigo, mais que camarada. Camarigo significa as duas coisas juntas, alguém que sendo camarada junta a particularidade de ser ao mesmo tempo amigo.

Vd. postes da série Parabéns a você de:

20 de Dezembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2367: Parabéns a você (1): Humberto Reis, CCAÇ 12 (Bambadinca, 1969/71): born in Portugal, December 19th, 1946 (Luís Graça)
e
27 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P4084: Parabéns a você (2): Carlos Vinhal, nosso co-editor, um rapaz de Leça, que desmontava minas em Mansabá (Luís Graça)

17 comentários:

Miguel disse...

Caríssimo Mexia Alves:
Depois de uma apresentação ocasional em Monte Real, há já 37 anos, tenho tido a oportunidade de acompanhar os teus escritos neste blog, nos últimos meses. Encaro por isso com muito interesse a possibilidade de virmos a reencontrar-nos proximamente, quem sabe já no próximo Encontro Nacional da Tabanca Grande. Um abraço de parabéns por este dia. Do que me lembro de ter lido recentemente, entraste hoje no clube dos 60's. Bom, benvindo ao clube!
Miguel Pessoa

Antonio Graça de Abreu disse...

Um abração, camarigo Jaquim!
Estás nos 60,eu fiz agora 62, os 69 estão à porta.
E depois vamos continuar a batalhar pela vida, enquanto Deus nos der saúde e alegria, para fruir todos os prazeres de viver, de bem connosco e com os outros.
António Graça de Abreu

Luís Graça disse...

Agora sexagenário,
Estás no clube cá da gente,
Sempre, sempre solidário,
Ontem, hoje e daqui p’rá frente.

Camarigo Joaquim:

Daqui do Norte, um abração. Que tenhas um belo dia. Que também é o da minha filha mais velha, a Joana (31).

Anónimo disse...

Camarigo Joaquim

Parabéns, muitos parabéns.
Pertences ao Clube dos Sexa... o da calma. Tudo se fará...

Conta muitos anos meu Caro Amigo, com Saúde e Amor junto de Familiares e Amigos.

Um abração para ti do TM

Anónimo disse...

Ao Camarigo J. Mexia Alves:

O Poeta João de Deus, se fosse vivo, hoje diria, mais ou menos, isto:

"Com que então caiu na asneira
De fazer segunda-feira
Os 60, que maçada.
Ainda se os desfizesse,
Pois fazê-los não parece
Ideia muito acertada..."

Mas eu digo que é muito bom fazer 60 anos. Eu já fiz 63 e em cada Agosto que passa faço sempre uma festa, sempre renovada, como se fosse a primeira...

Um Grande Abraço

Manuel Amaro

Anónimo disse...

Abração
Sexagenário
Com sabor a Mato Cão
Viva o teu Aniversário!


Jorge Cabral

Anónimo disse...

Ao camarigo Mexia Alves

Parabens, Feliz Aniversário.

Um abraço
António Paiva

paulo santiago disse...

Chegaste ao clube dos sexa,já cá
me encontro com mais um de vantagem
Bem-Hajas!
Grande abraço
P.Santiago

Anónimo disse...

Caro Joaquim Mexia Alves

Desejo-te um dia bem passado..

Que Deus te dê outros tantos com muita saúde e boa disposição....

Acho que não é pedir muito, porque ainda no dia 27 de Março deste ano estive em Vale de Cambra na festa dos 100 anos da minha sogra.
A fé e a vontade de viver são meio caminho andado.
Se para o ano alguém não te der os parabens que esse alguém nãom seja eu...
Acho que já entendi para que quer o Carlos Vinhal a data de nascimento....Apoio totalmente...

Um grande abraço

Artur Conceição

Anónimo disse...

Mexia Alves

Ganhaste mais um e vais ganhar muitos mais,Parabens.
Diz-se por vezes que entramos no ocaso da Vida? Erro crasso,entramos foi na velocidade de cruzeiro da vida que nos pode proporcionar um sem número de coisas belas e diferentes,saibamos nós utilizar a nossa vivência para as apeciar devidamente.

Que passes um bom dia de aniversário e que o pensamento se projecte no que tiveste de Bom

Um abraço
Luis Faria

Anónimo disse...

Tanto quanto conheço o M.A. vos garanto que ele é:
Íntegro
Amigo
Frontal
Amigo
Poeta
Amigo
Cantor
Amigo
RANGER
Comparsa…
Feliz aniversário Grande Amigo!
Magalhães Ribeiro

António Matos disse...

Mexia Alves,
Tenhas nascido à hora que fôr, é mais ou menos a esta ( depois de jantar ) que se juntam os amigos, que se amontoam as prendas e se canta
Parabéns a você
Nesta data querida
Muitas felicidades
Muitos anos de vida.
Trálárá lá lá lá ....
Depois batem-se as palmas, o aniversariante bufa as velas e venham de lá os abraços e os discursos de circunstância !
Não, não te vou fazer um discurso para não me tornar fastidioso mas permite que te diga que, não te conhecendo ao vivo, habituei-me já a "ouvir" a tua escrita com a atenção que os inteligentemente esclarecidos merecem.
Fizeste 60 ? Sê bem vindo !
Que a saúde nos acompanhe e a sabedoria dos anos nos prende para a nova etapa que agora começa : as próximas 4 décadas !
ip, ip, urra !
Um abraço,
António Matos

Anónimo disse...

Caro Jaquim:

Parabéns, e que tenhas um resto de dia feliz.

Vou mandar-te um e-mail, para não estar aqui a matraquilhar tirando a vez a outros.

O abraço,é claro, tem de ser do tamanho do Cumbijã que é longo como o "caraças".

Mário Fitas

Anónimo disse...

Caro Joaquim
Quero associar-me a todos os que te manifestam amizade, e desejar-te um resto de dia muito feliz.
Aceita um abraço
José Dinis

Anónimo disse...

Caro Joaquim Mexia Alves,
Os meus votos de Parabéns e que contes muitos mais, com saúde e na companhia dos que te são queridos.
Saudações Especiais,
João Carlos Silva

Anónimo disse...

Camarigo Mexia Alves
Não podia deixar de te dar igualmente os mais sinceros parabéns, "de Carneiro para Carneiro". Para os maus intencionados, alto lá que isto é apenas simboligia Astrológica, nada de provocações.
Camarigo, desejando-te muitos mais anos de vida sempre com saúde e bom da cabeça, pelo menos que chegues aos meus.
Um abraço do tamanho de Mansoa até Monte Real (felizmente não conheci Undunduma...)
Jorge Picado

Anónimo disse...

Meu camarigo
Já passa da meia-noite, mas não posso deixar de te desejar que o dia se repita por muitos e bons, com um abraço grande
Henrique Matos