sexta-feira, 17 de abril de 2009

Guiné 63/74 - P4201: Em busca de... (71): Quem identifica o camarada da fotografia, pertencente a uma das Companhias do BART 2917? (Benjamim Durães)

1. Mensagem do nosso camarada Benjamim Durães com data de 11 de Abril de 2009:

QUEM PODE AJUDAR A IDENTIFICAR ESTE NOSSO CAMARADA DE ARMAS DO BART 2917 [ BAMBADINCA, 1970/72 ] ?

SÓ SEI QUE PERTENCIA A UMA DAS COMPANHIAS OPERACIONAIS DO BART 2917 [ CART 2714, MANSAMBO, CART 2715, XIME, CART 2716, XITOLE].

O PEDIDO É FEITO PELO NOSSO CAMARADA LUÍS MOREIRA, ALFERES MILICIANO SAPADOR DA CCS/BART 2917 (*).

UM ABRAÇO
DURÃES






É este o camarada de uma das Companhias operacionais do BART 2917 que se pretende seja identificado (**).~

Qualque informação pode ser enviada para Benjamim Durães(duraes.2917@hotmail.com).

__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 13 de Setembro de 2005 > Guiné 63/74 - XCLXXXVII: Luís Moreira, Alf Mil Sapador, CCS/ BART 2917

(...) Estive em Bambadinca na CCS [do BART 2917] e sou o ex-alferes sapador Luís Moreira que fui ao ar com uma mina anti-carro no reordenamento dos Nhabijões (espero não estar a errar no nome).

Na sequência desse acidente [, em 13 de Janeiro de 1971,] passei aos serviços auxiliares e fui colocado no Batalhão de Engenharia, em Bissau, até ao fim da minha comissão que terminou já depois de vocês terem regressado e que fez com que eu hoje faça parte do grupo dos DFA [Deficientes das Forças Armadas].

Infelizmente não me recordo do nome da maioria dos camaradas com quem convivi, talvez devido ao traumatismo craneano que sofri na sequência do acidente. No entanto gostaria de recordar e contactar com o maior número de camaradas para tentar reconstituir esse período de quase um ano que passei em Bambadinca (...).

(**) Vd. último poste da série de 3 de Abril de 2009 > Guiné 63/74 - P4135: Em busca de... (70): Fur Mil Andrade e Cabrita Martins que estiveram em Fajonquito entre 1971/73 (Afonso Sousa)

3 comentários:

Joaquim Mexia Alves disse...

Se não afirmassem que camarada era do BART 2917, eu diria que era o Alf. Mil Op. Esp. Lima Rodrigues originariamente da CCS do BART 3873 de Bambadinca e que depois foi para a CART 3492, (a minha companhia), do Xitole.

Mas talvez o Álvaro Basto, o Barroso, ou o próprio Lima Rodrigues possam dizer que eu estou enganado, ou certo!

Abraço camarigo

Joaquim Mexia Alves disse...

Volto apenas para dizer que pela fotografia mais pequena, quase posso jurar que é o Lima Rodrigues.

O BART 3873, do qual eu fazia parte deve ter chegado a Bambadinca em Janeiro de 71, precisamente e o Lima Rodrigues estava nessa altura na CCS, pois só amis tarde foi para o Xitole, para a CART 3492.

Abraço camarigo

Unknown disse...

Confirmo de facto que se trata do João Lima Rodrigues, nosso querido camarada de Viana do Castelo que contactarei amanhã mesmo (já que agora é um pouco tarde) para que ele possa de viva voz confirmar.
Alvaro Basto