sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Guiné 63/74 - P3917: Histórias de um condutor do HM 241 (António Paiva) (4): Não cobiçar a mulher do próximo

1. Mensagem de António Paiva, ex-Soldado Condutor no HM 241 de Bissau, 1968/70, com data de 15 de Fevereiro de 2009:

Caro Carlos

Envio esta história, de um africano que foi surpreendido pelo seu melhor amigo.

Sabia bem, quando chegava o silêncio, com a noite já adiantada e sem vontade de dormir, ir até à entrada principal saborear um cigarro, ver o pouco ou mesmo escasso movimento na estrada e conversar um pouco com o camarada que lá estava fazendo a guarda ao hospital.

Entre as 6 horas da tarde e as 6 da manhã, a guarda era feita por militares vindos dos Adidos.

Numa dessas noites, pelas 0h30, estando tudo em silêncio e nem sequer havendo movimento de viaturas na estrada, avistámos, vindo do lado de baixo pela berma direita da estrada, um vulto cambaleando. Comentámos:

-Grande bebedeira que aquele traz.

Quando já estava quase perto de nós, tenta atravessar a estrada em nossa direcção mas… a meio pára, lentamente começa a enfraquecer das pernas, aproximo-me dele, meto meu braço por baixo do dele e a mão nas costas para o amparar, surpresa, minha mão se ensopa num liquido quente e viscoso ficando toda vermelha. Pergunto:

- Que foi isto?
- Foi o meu melhor amigo.

Colocado numa maca e levado para dentro, se veio a ver que o amigo o tinha condecorado com uma catanada que lhe atravessou as costas do ombro direito à cintura esquerda, (/) vamos lá, meio X.

Quem tinha amigos assim, na sua ausência, não devia ir à tabanca deles meter a foice em seara alheia.

Talvez a companheira deste amigo fosse a mais perita em exercícios sexuais e ele foi apanhado a fazer flexões.

Depois de tratado, foi transferido para o Hospital Civil.

Quando teve alta, não sei se voltou à tabanca para acabar o trabalho ou se foi para o amigo lhe completar a letra.

Um abraço
António Paiva
__________

Vd. último poste da série de 22 de Janeiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3775: Histórias de um condutor do HM 241 (António Paiva) (3): Ir a Mansoa, não é perigoso?

2 comentários:

manuel Freitas disse...

Olá Paiva,
Não compreendo porque andei tanto tempo sem consultar este blogue do Luis Graça. já estava desatualizado porque, organizando há já 9 anos convivios com os ex militares do HM241, onde já estiveram, o Dr. Felino de Almeida (diretor do hospital do nosso tempo)o Dr. Diamantino, Dr.Rui Meireles, Dr. Ventura e outros não consegui trazer-te para este evento que por certo vais gostar pois junta a malta de 1967 a 1971.
Das hitórias que contas lembro-me do resultado desta cobiça.
Lembras-te daquela africana que veio evacuada, trazendo alojada numa anca, uma granada, na anca e foi um espetáculo a preparação no bloco para retirar sem rebentar ?
Vou inscrever-me no blogue e depois conto algumas histórias que tenho registadas no meu album.
sou o Manuel Freitas e estive no HM 241 de 1968 a 1970 era o treinador e jogador da nossa equipa de futebol.

um abraço

Manuel Freitas

Anónimo disse...

Olá Freitas

Em primeiro lugar te agradeço a mensagem que muito me sensabilizou a animou, pois sempre és mais um da nossa guerra, que juntos poderemos vir a relembrar coisas já esquecidas, inscreve-te e entra nesta Tabanca Grande, que serás bem recebido.

Lembro-me de um Freitas (o fotografo de serviço) és tu?
Se não estou em erro, eras 1º.cabo.

Este ano no 10 de Junho houve um camarada que me falou nessa Africana, eu disse-lhe que no meu tempo não, mas como tu falas nela,
devia ter dado ai entrada quando eu estava de férias, aqui em Lisboa.
Como treinador da equipa, não me lembro, devias me ter mostrado o cartão vermelho algumas vezes, eu não tinha jeito para a Bola.

Espero no próximo encontro estar presente.

Meu e-mail: antoniodpaiva@gmail.com

telemovel 922008288

Um abraço
António Paiva