quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Guiné 63/74 - P3938: Brasões, guiões ou crachás (7): Pelotão Independente de Morteiros 912 (Santos Oliveira)



Pelotão Independente de Morteiros n.º 912

Unidade de Mobilização:
R I 2 – Abrantes

Partida: Embarque em 13 de Outubro de 1963; desembarque em 18 de Outubro de 1963
Regresso: Embarque em 28 de Outubro de 1965

Como Pelotão Independente, foi substituir o Pel Mort 19, em Tite, ficando adido aos BCaç 237/599 e, pelos finais da Comissão, ao BCaç 1860.

Participou, com uma Secção, na OPERAÇÃO TRIDENTE e, após o seu término, aí permanecendo até 18 de Julho de 1964, havendo sido, posteriormente, rendida por uma outra Secção e que prolongou, no tempo, o apoio da CCaç 557 e, após a rotação desta, a CCaç 728, que ocupavam a Posição de Destacamento, na parte norte, no local denominado Cachil (Ilha do Como) conforme o determinado pelo Comandante Militar.

Destacam-se, ainda participações, durante 4 meses, desta última Secção em Cufar onde cooperou e apoiou as CCav 703 e CCaç 763.

Regressada a Tite, desembaraçou a CCaç 797 na sequência do Golpe de Mão a Bissilão, onde esta CCaç se encontrou em situação muito delicada e desfavorável.

Do grosso do Pelotão de Morteiros, além de diversas participações em Operações colectivas (S. João, Nova Sintra, Aldeia Nova, Iusse, etc.), destaca-se a construção e defesa do Destacamento de Jabadá e vários acantonamentos no Destacamento do Enxudé, ponto crucial no abastecimento por via fluvial.

Santos Oliveira (*)
Ex-2.º Srgt Mil Armas Pesadas
Pel Mort 912
Como, Cufar e Tite, 1964/66

19FEV09
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(*) Vd. último poste de 11 de Fevereiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3874: Blogoterapia (90): Natal é quando o Homem quiser (Santos Oliveira)

Vd. último poste da série de 14 de Dezembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3622: Brasões, guiões ou crachás (6): BART 2917 e 2924, BCAÇ 507 e 512, CCAV 1484, Pel Caç Nat 52 e Pel Mort 4574 (José Martins)

2 comentários:

Anónimo disse...

Não mencionaste mas a secção de morteiros também colaborou na construção do aquartelamento do Cachil, Lembro-te que o local em 23/01/64 era uma mata densa e foi tudo construído com a força bruta dos homens, a única máquina que por lá apareceu foi um moto serra.
Um alfa bravo.
Colaço

Anónimo disse...

Caro Fernando,

Acontecimento grande com agradecimento simples!

Muito obrigado Santos Oliveira e teus rapazes pelo dia 15MAIO65 em que nos deste cobertura ajudando a terminar com o mito "CUFAR NALU".

Do tamanho do nosso Cumbinjã um grande abraço para todos,

Mário Fitas