quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Guiné 63/74 - P3815: Quatro considerações, a propósito dos Postes 3788 e 3789 (Vasco da Gama)

1. Mensagem de Vasco da Gama, ex-Cap Mil da CCAV 8351, Cumbijã, 1972/74, com data de 26 de Janeiro de 2009:

Eu, devagarinho, vou contando a história da minha querida Companhia de Cavalaria 8351, OS TIGRES DO CUMBIJÃ (*), e enquanto o propósito a que me obriguei não estiver na sua totalidade cumprido, não entro em grandes discussões académicas, mas fá-lo-ei sem qualquer rebuço e com quem quer que seja, acerca do que vivi e sei, chegado que seja o momento oportuno.

No próximo capítulo escrevinharei acerca do assalto a Nhacobá que possivelmente ocupará mais do que um texto da história da minha Companhia. Estou com dificuldades em arrancar dada a vivência do mês de Maio de 1973.

Então porque não te calas?

Apenas e só porque na visita diária que, religiosamente, faço ao nosso blogue se fala no CUMBIJÃ dos TIGRES. Onde? POSTES 3788 e 3789 (**) do alferes Manuel Reis da CCav 8350, que tive o prazer de reencontrar no lançamento do livro do Coronel Coutinho e Lima.

Ao meu camarada das lutas da Guiné e face ao exposto no seu texto, quatro considerações:

1. Estando a vossa Companhia já em Gadamael, afirmas no teu texto e passo a citar: - No dia 4 de Junho 11 (onze) militares mal armados, saem para o mato pressionados pelo novo comandante da CCav 8350 e são emboscados a 500 (quinhentos) metros do arame. Podes dizer-nos quem era este comandante? (Os extensos são meus)

2. Depois de todas as tragédias no Guileje e em Gadamael a CCav 8350 veio para o Cumbijã, julgo que no dia nove do mês de Novembro de 1973. Conviveram connosco, patrulhavam juntamente com os meus Tigres e eram comandados na altura pelo Capitão Reis, do Quadro Permanente, de quem guardo a melhor das impressões como ser humano. Veio a ser substituído pelo também oficial do Quadro e meu bom amigo Capitão Vieira que esteve presente no lançamento do tão falado livro do Coronel Coutinho e Lima. (As comissões da malta do Quadro eram mais curtas do que as nossas... A brincar a brincar ainda falo do macaco cão...)

3. Os Tigres do Cumbijã embarcaram para Bissau a bordo da LDG de seu nome BOMBARDA a 27 de Junho de 1974, sem que tivessem tido a visita de qualquer elemento do PAIGC. Avistei uma vez um grupo de combate junto à estrada quando comandava a coluna do Cumbijã para o Quebo.

4. Fico muito contente ao ver-te chegar à Tabanca da qual faço parte há pouco tempo, e estou muito curioso em ler os teus futuros escritos sobre o percurso da tua Companhia para além de Guileje e de Gadamael abordando, passo a citar: - As dificuldades que tivemos de ultrapassar, no são convívio com as populações e no processo de descolonização em Cumbijã (fim de citação). Julgo que nos diálogos verbais que mantiveste com o PAIGC, teriam eventualmente falado sobre a minha Companhia que duma zona povoada de minas, sofrendo inúmeros ataques ao aquartelamento, vivendo em barracas de lona e construindo pelos seus próprios meios valas de protecção e habitações com o mínimo de dignidade, assaltando Nhacobá, fazendo colunas diárias a Aldeia, ou protegendo Buba/Aldeia, com umas dezenas de contactos de fogachal, devia ter merecido da parte deles algum comentário. É uma parte da história da minha Companhia que me falha e nunca entendi qual foi a razão que impediu o PAIGC de ter confraternizado com OS TIGRES após o 25 de Abril, como o fez em tantos outros lados. Sei que esperou a nossa saída...

Meu caro Reis, tenho algumas fotografias do Cumbijã com oficiais e sargentos dos Piratas de Guileje, mas, infelizmente não consigo identificar-te. No momento oportuno farei publicá-las no Blogue.

Até sempre
Vasco da Gama
__________

Notas de CV

(*) Vd. poste de 20 de Janeiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3765: A história dos Tigres de Cumbijã, contada pelo ex-Cap Mil Vasco da Gama (7): A visita do General Spínola

(**) Vd. postes de 24 de Janeiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3788: Dossiê Guileje / Gadamael 1973 (1): Depoimento de Manuel Reis (ex-Alf Mil, CCav 8350)

Guiné 63/74 - P3789: Dossiê Guileje / Gadamael 1973 (2): Esclarecimento adicional de Manuel Reis (ex-Alf Mil, CCav 8350)

Sem comentários: