domingo, 4 de janeiro de 2009

Guiné 63/74 - P3697: A história dos Tigres de Cumbijã, contada pelo ex-Cap Mil Vasco da Gama (6): Aditamentos (Vasco da Gama)



1. Mensagem de Vasco da Gama, ex-Cap Mil da CCAV 8351, Cumbijã, 1972/74, com data de 31 de Dezembro de 2008:


ADITAMENTOS À HISTÓRIA DA CCAV 8351 - OS TIGRES DO CUMBIJÃ

Impus a mim mesmo um interregno no dar à estampa mais um episódio da história da minha Companhia, mas quebro esse silêncio para dar voz a companheiros que comigo contactam após a publicação dos diversos textos que me desafiaram a escrever. Tenho com eles insistido para postarem os seus comentários directamente no nosso blogue, mas eles preferem comunicar directamente comigo.

Hoje vou referir-me a dois companheiros mais activos, o Melo e o Machado.

O JOÃO MANUEL REIS de MELO desempenhou as funções de 1.º Cabo Cripto, mantendo, como é evidente, uma relação próxima com o Comandante de Companhia. Ele é o responsável principal pela minha participação activa na nossa Tabanca, pois foi através dele que tive conhecimento da existência do Blogue do Luís Graça & Camaradas da Guiné. Mora em Alquerubim e continua bem activo, traduzindo a sua actividade em numerosas iniciativas que vai tendo em prol da sua terra e colaborando em tudo que cheire a associativismo. Seria fastidioso enumerar todas as acções sociais em que está embrenhado, como seria injusto não referir as qualidades humanas de que sempre foi portador. Foi um excelente colaborador na Guiné que aliás lhe mereceu um louvor e continua hoje a ser um bom amigo, muito embora os nossos encontros se resumam às reuniões da nossa Companhia. São dele os acrescentos que passo a transcrever e que, de alguma forma, enriquecem a história que tenho vindo a contar:

- O Cumbijã foi abandonado em Agosto de 1968, pela CCaç 1622. O obelisco que referi no meu último texto, tinha sido construído no local exacto onde havia morrido um camarada dessa companhia, muito embora não fosse qualquer sepultura.

- Quando os pontões na região de Colibuia foram dinamitados, correu o boato em Aldeia Formosa de que o IN se preparava para nos apanhar à mão. O Melo nessa altura ainda estava em Aldeia.

- Em finais de Março um soldado da 3399 accionou uma mina e no dia seguinte a CCaç 18 cai numa emboscada, também na zona do Cumbijã, tendo quatro feridos graves, entre os quais um alferes.

- No ataque ao arame que a nossa Companhia sofreu a 9 de Abril, além dos feridos ligeiros que referi tivemos um ferido grave, o BOMBARRAL.

Obrigado Melo

Que dizer do sr. Eng.º CARLOS ALBERTO da SILVA MACHADO, ex-furriel dos Tigres, meu preclaro amigo, transmontano de nascimento, respeitado pelos homens que comandava e pelos que o comandavam, sempre preocupado com as minas, atento aos mais ínfimos pormenores que detectava no mato.

MACHADÃO, o meu obrigado por teres pertencido à minha Companhia. São do Machado as fotografias que hoje vos trago: O Emblema dos TIGRES DO CUMBIJÃ, a fonte de Colibuia onde inicialmente nos abastecíamos de água, etc.

Para todos os Tigres um abraço do
Vasco da Gama



Fonte de Colibuia
____________

Nota de CV

Vd. último poste da série de 28 de Dezembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3675: A história dos Tigres de Cumbijã, contada pelo ex-Cap Mil Vasco da Gama (5): Ocupação do Cumbijã e construção das instalações

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro camarada Vasco da Gama
Já num postado anterior fiquei alertado com o rosto dum teu camarada da CCaç, mesmo antes de ver os nomes que acompanhavam a legenda respectiva. Aquela cara e o bigode não me pareciam estranhos e, com o nome Machado, ainda por cima...Será que o Eng. Machado é de formação agrícola e trabalhava em Oeiras?
Já agora gostava de saber.
Abraços
Jorge Picado

Anónimo disse...

Jorge Picado, camarada da Guiné

Estou neste momento a regressar da capital, mas não posso deixar de responder aos comentários da minha nova, mas já muito velha e fraterna família, que se chama Tabanca Grande.
O Carlos Alberto Machado é transmontano,tirou o curso de engenharia agrária em Coimbra e foi e continua a ser um grande amigo meu com quem falo amíude.Amanhã dar-lhe-ei nota da tua mensagem e se quiseres dar-te-ei os seus contactos.Mesmo não sendo a pessoa que tu julgas saber,vale a pena conhecer o Machado.
Um abraço,
Vasco da Gama

Anónimo disse...

Caro Vasco Gama Obrigado pela sua coragem de contar alguns relatos da nossa querida Compainhia . Sabe bem ler esses relatos, para quem lá esteve consigo . Não pare há muito para contar UM GRANDE ABRAÇO João Azambuja Martins