segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Guiné 63/74 - P3586: Cancioneiro de Bambadinca (3): Mais versos de O Bando, a CCAÇ 12 do Srgt Piça (Tony Levezinho / Gabriel Gonçalves)


Guiné > Zona leste > Sector L1 > Bambadinca > 1970 > ( i) "À sombra da bananeira: eu, o Machado e o Reis [a primeira foto, a contar de cima para baixo]; (ii) No baga-baga: o Machado, o Tony e eu [ a segunda]".

Fotos e legendas: © Gabriel Gonçalves(2008). Direitos reservados.

1. Mensagem de ontem do António [Tony] Levezinho, lá do seu retiro na Ponta de Sagres:

Olá, Amigos:

A memória do Gabriel (*) é bem mais jovem do que a minha.

Com efeito, apesar da autoria, apenas tenho a impressão de que faltarão versos, mas o essencial está aí e eu confirmo (mas só agora depois da leitura).

Um saudoso abraço para todos e votos de boas Festas.
~
Tony

2. Hoje mesmo, recebemos nova mensagem do Tony, enviada aos seus amigos Gabriel, Luís e Humberto, da CCAÇ 12 (Contuboel e Bambadinca, 1969/71):

Bom Amigo:

A memória (tal como outras aptidões humanas) por vezes precisa de ser estimulada.

Tenho uma vaga ideia de outros versos que fiz e que viraram o hino da nossa companhia(O Bando, como o sargento Piça lhe chamava).

Recordo que começava mais ou menos assim:

"Você deixou alguém a baloiçar
C'uma osga de todo o tamanho
Quem me dera..........
..........................."


Sei que terminava assim:

..."e sobre copos digam com justiça
Se há pai cá para mim e para o Piça !"


A música sou capaz de a trautear, mas não recordo o nome original. E o "PDI" ao seu melhor nível.

Que fazer...

Um grande abraço
Tony


3. Nova mensagem do GG:

Luis:

Aproveito para enviar duas fotos onde estamos: (i) À sombra da bananeira: eu, o Machado e o Reis [a primeira, a contar de cima para baixo]; (ii) No baga-baga: o Machado, o Tony e eu [ a segunda]. Acho que já te tinha enviado estas fotos, mas não tenho a certeza.

GG

PS - Estas fotos são a certeza da não segregação entre nós, conviviamos todos: praças, furriéis e alferes, como amigos que eramos e somos, afinal rapaziada que estava longe da família, numa guerra que não era nossa.

__________

Nota de L.G.:

(*) Vd. poste de 7 de Dezembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3582: Cancioneiro de Bambadinca (2): Brito, que és militar... (Gabriel Gonçalves, ex-1º Cabo Cripto, CCAÇ 12, 1969/71)

Sem comentários: