sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Guiné 63/74 - P3455: Em louvor das nossas histórias/estórias, sejam elas cabralianas ou com H (João Coelho / Torcato Mendonça / Vitor Junqueira)


Gráfico com os resultados da Sondagem nº 8, que decorreu de 7 a 13 de Novembro de 2008 (7 dias). A questão em votação era a opinião segundo a qual "no nosso blogue, a palavra 'estória' devia ser pura e simplesmente banida". Votaram 126 amigos e camaradas da Guiné, a maior votação de sempre...

Os resultados apontam para a seguinte conclusão: não há vencidos nem vencedores, dois termos que não existem na nossa Tabanca Grande; em contrapartida, há uma certeza: vamos continuar, no nosso blogue, a escrever (e a ler) histórias e... estórias. De guerra e paz. De amor e ódio. De drama e comédia. De sangue, suor e lágrimas, mais umas pitadas de... humor (*). De resto, talento(s) não nos faltam... Como diz o Vitor Junqueira, com o seu humor corrosivo, venha de lá aço! (LG)

Imagem: © Luís Graça & Camaradas da Guiné (2008). Direitos reservados.


1. Comentário do Torcato Mendonça à última estória cabraliana (**):

Elefante Branco...Boa! Bem, se o Livro for com estórias de h pode ser uma sala... não digo...isso... de uma Un [unidade ?] ou CC [companhia de caçadores ?] ... qualquer. Ainda existe o Fontória? 1ª Parte Maxime e 2ª parte no Fontória.

Olha, mas eu de Noite de Lisboa estou uma miséria: falaram-me no Lux e eu não sabia aonde era... Caramba, onde vai um jovem, quando velho, parar... miséria... Vou tratar de me actualizar. Agora?! Porque não?

Que o pijama tenha sido bem aproveitado na infância e, na idade adulta, tenha contribuído para corpo de formas...isso. Boas...

Ab do Torcato


2. Comentário do João Coelho:

Encarecidamente, peço aos responsáveis pelo blogue: deixem J. Cabral depurar-se, tal como ele fez na Guiné...primeiro ainda alinhadinho, com o camuflado à maneira, depois já "fardado" como lhe dava na real gana. Não o amarrem às 50 crónicas, deixem-no bolsar o arroto até ao fim...

Assim de cabeça, lembro 3, das ditas, que são, juro, do melhor que já vi, por estas terras e por mais aquelas que quiserem: a da bandeira, com o Spínola, a do retrato do Salazar com as imagens das santinhas (***) e esta última do Pilão..

E atrevo-me a pedir mais; quando a prosa engordar, façam romagem até ao Torcato, levem o Cabral convosco e vejam - eu acho que sim, que é possível - se conseguem levar esse alentejano exilado no Fundão a entremear as suas letras de insónia com as do sr. advogado.

Vosso leitor, não combatente, ex-militar da FAP, nos idos de 60, com um abraço grande de admiração e respeito por este magnifico espaço de encontros.

João Coelho


3. Mail do Vitor Junqueira para o Carlos Vinhal:

Muito obrigado pelo teu esclarecimento. E, sendo assim, prepara-te que aí vai aço! Quero dizer, ainda hoje vou alinhavar mais uma história - com agá e deixemo-nos de tretas -, que te enviarei para publicação, se achares que tem merecimento para tal.

Sabes Carlos, eu não consigo escrever nada em que não ponha um pouco da pessoa que eu sou. Por vezes, uma ponta de ironia ou o linguajar da minha infância, dão aos meus escritos um certo colorido que, ao relê-los (quando o faço), pergunto a mim próprio: Quem é que pode interessar-se por esta porcaria!? E zás, reciclagem com eles! Têm escapado aqueles que, a seguir ao impulso da escrita, seguem imediatamente para o correio. Nesse caso, não há recuo possível! Quanto aos temas, só tenho uma preocupação, a de que tenham subjacente a verdade.

Amigo Carlos, não respondas a este e-mail porque não é necessário. Estou a ouvir-te neste momento. Até breve,

VJ

4. Comenário de L.G.:

Vitor: Faz-me/nos o grande favor de ir à "pubelle" buscar as "pérolas literárias" que deitaste fora!... Quero/exijo essas histórias com H. Aquele abraço.

________

Notas de L.G.:

(*) Vd. poste de 9 de Novembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3427: Em bom português nos entendemos (5): Estórias com história... ou deixem-se de estórias / histórias...

(**) Vd. poste de 13 de Novembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3446: Estórias cabralianas (41): O palácio do prazer, no Pilão (Jorge Cabral)

(***) Vd. postes de:

13 de Março de 2006 > Guiné 63/74 - DCXXIV: Estórias cabralianas (6): SEXA o CACO em Missirá

19 de Junho de 2007 > Guiné 63/74 - P1857: Estórias cabralianas (24): O meu momento de glória (Jorge Cabral)

25 de Setembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3237: Estórias cabralianas (39): O Marido das Senhoras (Jorge Cabral)

Sem comentários: