quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Guiné 63/74 - P3376: Álbum das Glórias (48): Paunca, CCAÇ 11: Maio de 1974: a rendição da guarda (J. Casimiro Carvalho)


Guiné > Zona Leste > Paunca > Abril/Maio de 1974 > Os Furriéis Milicianos J. Casimiro Carvalho, à esquerda, e Cláudio Moreira, à direita... O primeiro, mais novo, veio substituir o segundo, um velhinho dos Lacraus.

Foto: © Cláudio Moreira (2008). Direitos reservados.


1. Mensagem do J. Casimiro Carvalho, o Pirata de Guileje, o ex-Ranger, da CCAV 8350, que esteve em Guileje de Dezembro de 1972 a Maio de 1973 e que depois de muitas peripécias foi terminar o resto da comissão em Paunca, na CCAÇ 11, Os Lacraus.

Luís:

Reencaminho este mail, com foto tirada em Paunca, sede da CCAÇ 11, Os Lacraus. Aqui estou eu. Legenda:

(i) Paunca, 1974: Convivendo com o pira (qual deles é o pira ?);
(ii) Ex-Fur Mil Op Esp Cláudio Moreira, velhinho, que eu (pira ?) fui render, em Abril/Maio de 1974.

Um abraço,
J. Casimiro Carvalo (*)

2. Recorde-se as peripécias do nosso ranger, depois do pesadelo que foi Guileje e Gadamael:

(...) Depois do 25 de Abril: Com uma arma apontada nas costas pelos fulas da CCAÇ 11

[Em 8 de Julho de 1973, saímos de Cacine, em LDG, a caminho de Bolama, e daqui] fomos para o Cumeré tirar outro IAO . Eu fui para Prabis com mais 12 homens, outros foram para Quinhamel ou Bijemita (??). Depois fomos para Colibuía-Cumbijã, e aí fui destacado para rendição individual, sendo transferido para Bissau a fim de tirar estágio de Companhias Africanas, e durante esse estágio deu-se o 25 de Abril [de 1974].

Fui então para Paunca, CCAÇ 11 – Os Lacraus, onde me mantive até ao fim da minha comissão. Não sem antes levar um susto de morte, pois os militares africanos da CCAÇ 11 sublevaram-se. Quando eu estava a dormir, ouvi tiros, vim em calções com a Walther à cintura até ao paiol. Quando lá cheguei, eles estavam a armar-se e a disparar para o ar e eu, quando os interrogava pelo motivo de tal, senti o cano de uma arma nas costas, ordenando-me que seguisse em frente (até gelei)...Juntaram todos os quadros brancos e puseram-nos no mato...assim mesmo.

Humilhados e ofendidos… socorridos no mato pelos inimigos de ontem!

Caminhámos muito, de noite, desarmados, e fomos até um acampamento de guerrilheiros do PAIGC, contámos a situação e eles mandaram um punhado deles a Paunca. Gritaram então lá para dentro:
- Têm 5 minutos para se entregaram e restituir o quartel aos brancos ou destruímos tudo! - Eles, os fulas, entregaram-se.

No fim, já de abalada, fomos ao paiol, juntámos todas as granadas e explosivos, e eu fui encarregado de os fazer explodir , ao redor de uma enorme árvore. Que cogumelo de fogo, impagável !

Deixei a G3 em Guileje...

Fui encarregado de comandar uma coluna de 22 viaturas até Bissau, por Fajonquito, Jumbembem Farim, Mansoa, Nhacra…Bissau. Ao fazer o espólio, não tinha G3, mas , como não tinha…
- Ó pá, estiveste em Guileje ?... Então ‘tá bem, não entregas.

A seguir vim de avião para a peluda. (...).

3. Comentáio de L.G.:

Cláudio Moreira: Onde quer que estejas, aqui fica o nosso muito obrigado e um convite para te juntares à nossa Tabanca Grande. É simples, é barato mas não dá milhões... Faz vai-te bem, a ti e a todos nós quantos estivémos na Guiné, mesmo nunca tendo ido a Paunca nem ter conhecido ninguém da CCAÇ 11. 

 Nunca estive Paunca mas conheci gente da CCAÇ 11, em Contuboel, na altura - Junho/Julho de 1969 - em que estávmos a dar a instrução de especialidade aos fulas da futura CCAÇ 12...

___________

Nota de L.G.:

(*) Vd. postes de:

25 de Outubro de 2008 > Guiné 63/74 - P3354: Guileje, SPM 2728: Cartas do corredor da morte (J. Casimiro Carvalho) (6): O nosso querido patacão

25 de Março de 2007 > Guiné 63/74 - P1625: José Casimiro Carvalho, dos Piratas de Guileje (CCAV 8350) aos Lacraus de Paunca (CCAÇ 11)

Sem comentários: