terça-feira, 21 de outubro de 2008

Guiné 63/74 - P3338: O cruzeiro das nossas vidas (11): Viagem para a Guiné em época de Carnaval no N/M Alfredo da Silva (Jorge Picado)

N/M Alfredo da Silva pertencente à Sociedade Geral, Grupo CUF

Foto retirada do site Navios no Sapo (que já não existe), com a devida vénia.



1. Mensagem do nosso camarada Jorge Picado, ex-Cap Mil da CCAÇ 2589/BCAÇ 2885, Mansoa, com data de 10 de Outubro de 2008, com um trabalho para a série O cruzeiro das nossas vidas (1).

Amigos

Aproveitando a onda revivalista que me atingiu, não sei por quanto tempo, deitei cá para fora esta prosa das minhas lembranças sobre a viagem de ida para a Guiné, um pouco fora do que era normal.

Se julgarem que tem interesse, apresentem-na aos camaradas.

Abraços
Jorge Picado.


MOBILIZAÇÃO E VIAGEM PARA O TO DA GUINÉ

por Jorge Picado


Tendo terminado o CPC/QC, entrei de licença registada em 21 de Dezembro, regressando para junto da Família em Ílhavo e ficando a aguardar as nefastas notícias que, mais tarde ou mais cedo haveriam de chegar, indicando-me qual o prémio que a tômbola da sorte me atribuiria.

Dado que já trabalhava nos Serviços Agrícolas em Aveiro, retomei as minhas funções civis, mantendo assim o espírito ocupado com os problemas fitossanitários que atormentavam os agricultores, procurando dar-lhes as respostas adequadas, ao mesmo tempo que bloqueava a esfera militar. Posso acrescentar que ainda me desloquei em serviço pelos concelhos de Vila da Feira, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, Anadia e aos ensaios que mantínhamos nas terras arenosas da Vagueira e em freguesias de Aveiro.

Ao mesmo tempo tive de acelerar assuntos pessoais relacionados com um processo de empréstimo que tinha desencadeado para a remodelação dum prédio antigo que tinha comprado cerca de um ano antes de saber que ia ser chamado para o curso de Capitão, assunto que se arrastava face às demoras burocráticas de então.

Por isso, quando na sexta-feira 16 de Janeiro, recebi a nota para me apresentar na minha Unidade de origem – Regimento de Artilharia Antiaérea Fixa de Queluz (RAAF-Queluz) – a fim de levantar a guia de marcha, já sabia que tinha chegado a minha vez de ir enfardar, mas não para onde.

Disso só tive conhecimento três dias depois, segunda-feira, quando me apresentei na secretaria dessa Unidade e recebi o escrito onde me comunicavam que tinha sido mobilizado para servir no CTI-Guiné, nos termos da Nota n.º 1503-P.º-HC, da RO/DSP/ME, de 15/01/70, para fazer parte da Companhia de Caçadores 2589/RI15. Ia pois em rendição individual, substituir o respectivo Capitão, algures na Guiné.

Logo ali me informaram de que entrava imediatamente na situação de licença a que tinha direito, para preparar a trouxa, tratar dos aspectos administrativos e da parte clínica no Hospital do Ultramar – actual Egas Moniz – de forma a embarcar no dia 9 de Fevereiro, em plena época carnavalesca.

Mas que grande partida de Carnaval me pregaram!!!

Assim que o Sargento da secretaria me deu a conhecer a nota de mobilização, fiquei como que em estado de choque.

Lembrei-me logo de certas aulas ministradas no referido curso (mais do género de, entra por uma porta um civil já com meia barriguinha enfarpelado de Tenente Miliciano e sai por outra quase na mesma, mas então enfarpelado de garboso Capitão Miliciano), onde vários instrutores nos tinham dado conhecimento que o pior que nos poderia acontecer era irmos malhar com os ossos para o célebre Comando Territorial Independente da Guiné (CTIG), pois aí se vivia o pior cenário militar das três Frentes da Guerra Colonial.

Foram tão honestos ao apresentar-nos os três possíveis cenários de guerra que iríamos enfrentar, sim só 3, que valha a verdade até eles não tinham dúvidas que para nós apenas Angola, Guiné e Moçambique contavam como destino de mobilização, que não tiveram pejo em usar as cores mais negras da paleta para pintar o da Guiné.

As razões eram simples: guerrilha bem preparada, melhor apetrechada, mais activa e aguerrida, circulando praticamente por todo o território (podendo dizer-se que não havia zonas livres de turras), até a capital já tinham atacado e o facto é que proporcionalmente às suas dimensões era onde se registava o maior número de baixas.

A acrescentar a tudo isto, informavam-nos que as condições ambientais eram as mais inóspitas, pois com um clima muito quente tinha apenas 2 estações – uma muito húmida e a outra seca -, a que se aliava um terreno muito baixo e alagadiço, proporcionando uma situação sanitária muito desfavorável para nós, metropolitanos nada habituados a estas extremas condições ambientais, onde as febres e o paludismo atacavam com maior intensidade do que nas outras duas Colónias.

Só faltava dizer-nos abertamente que uma mobilização para aí correspondia a um certificado de óbito... mesmo que este não resultasse de causas militares.

Portanto a sorte estava ditada. Logo havia de me ter calhado o pior TO.

Tinha apenas 20 dias até ao embarque para tratar das coisas e preparar-me mentalmente para o degredo como os antigos condenados…

Dei logo conhecimento telefónico à Família do meu destino e, ainda que fossem tão poucos os dias que entretanto me restavam para estar junto deles – estava casado há pouco mais de 8 anos e tinha já os meus 4 filhos, respectivamente com 7; 6; 5 e 2 anos –, não regressei antes de tratar de adquirir o enxoval e satisfazer os procedimentos burocrático-administrativos.

A parte clínica só a pude concretizar numa fuga a Lisboa, a 2 de Fevereiro, onde me ministraram as vacinas obrigatórias – varíola (revacinação) e febre amarela, já que contra a cólera, julgo pelos dados que possuo, fui vacinado e revacinado na Guiné em 3SET e 3OUT/70, 23MAI e 23NOV71 – e me forneceram os comprimidos de Daraprin com a indicação de que tinha de tomar 1 por semana.

Uma vez que o embarque era na segunda-feira de Carnaval, dia 9 de Fevereiro de 1970, tive de abalar para Lisboa no dia anterior onde pernoitei.

As despedidas ocorreram no almoço desse domingo em minha casa onde reuni toda a Família mais chegada. Afinal, ainda que não manifestássemos, não sabíamos se voltava-mos a rever-nos.

Chegada a hora e depois de todos fazerem das tripas coração como se costuma dizer, para não haver fracos, meti-me no carro dum tio de minha mulher (que por ironia do destino até fazia parte do colégio que elegia então o Presidente da República... por isso vejam lá com que prazer ele levaria o sobrinho que ia defender aquilo em que ele acreditava!!!), juntamente com o meu sogro e os meus 2 rapazes de 6 e 5 anos (já que o de 2 anos ainda era muito novo) e abalámos para Lisboa.

Viagem demorada e cansativa naquela época, pois ainda não havia as auto-estradas, desembarcando já ao anoitecer no Largo dos Restauradores, junto da Pensão do mesmo nome do largo, onde pernoitei.

O corte com os familiares foi feito logo ali no passeio, para não haver mais embaraços e retive a imagem que até hoje ainda não se apagou e muito me impressionou, da reacção estranha, para a idade, do meu filho de 6 anos, Jorge como eu, que depois de o beijar se atirou para dentro do carro a chorar. Não posso dizer o que sentiu ou o que pensou, mas julgo que soube que algo de anormal se iria passar com o Pai, isto porque ele estava habituado às minhas ausências, apenas por dias, sempre que tinha de ir em serviço para Lisboa.

Embarcado no N/M Alfredo da Silva da Sociedade Geral (Companhia de Navegação do Grupo CUF), no Cais da Rocha de Conde de Óbidos, pela manhã, conheci então vários camaradas que seguiam o mesmo destino, em rendições individuais como eu, com excepção dum Destacamento de Fuzileiros que se destinava a Cabo Verde. Julgo porém que, quanto a graduações, éramos 2 os Capitães, sendo o outro do QP da Arma de Transmissões destinado ao respectivo Serviço em Bissau e ocupávamos o mesmo camarote, com 2 beliches, havendo outros graduados de postos inferiores, mas que não posso já precisar.

Sendo este navio misto, isto é, de carga e passageiros e deslocando-se numa viagem normal, era como se fossemos em viagem de cruzeiro e portanto com bom tratamento. Pelo menos os graduados, porque em verdade não sei como iam instalados os Fusos.

N/M Alfredo da Silva pertencente à Sociedade Geral

Foto retirada do site Navios no Sapo (que já não existe), com a devida vénia.


A largada ocorreu cerca das 12h15m e pouco depois, já na saída do Tejo, foi servida a 1.ª refeição (almoço), das muitas que se revelaram um verdadeiro tormento.

Explique-se desde já o motivo. Sou um mártir com o enjoo. A viagem fi-la toda sob o efeito de fortes doses de comprimidos contra o dito mal, mas mesmo assim não podia observar o mínimo movimento oscilatório, sem correr o risco de lançar carga ao mar como se diz nesta minha terra de marinheiros. Para mal dos meus pecados à mesa das refeições apanhava com uma vigia pela frente (na realidade, com excepção dos lugares de cabeceira todos tinham a mesma vista), para a qual não podia olhar porque, ao fazê-lo, dava logo conta do movimento oscilatório do barco.

Mas, como ia dizendo, logo após essa 1.ª refeição foi com grande admiração que ao chegar à sala de estar, depois do repasto, verifiquei pela posição do navio que este não se dirigia para Sul, mas sim para Norte.

Sim, constatei logo este facto, mas não sei se os restantes deram conta disso. Se não fosse conhecedor das questões marítimas, apesar de ter traído as Gentes da minha terra e porque não, da própria Família, poderia julgar que os Deuses estavam loucos e tinham transferido a Guiné para qualquer região do Norte da Europa... só então compreendi o motivo. Inicialmente, como não vi qualquer civil como passageiro, julguei que o barco seguia como transporte de tropas, mas agora dava conta que ia numa das suas viagens normais e portanto não nos dirigíamos directamente para Bissau

Naquela época ainda estava bem a par das viagens deste tipo dos N/M da SG e em especial daquele em que me tinham embarcado e sabia bem que o seu trajecto era: Lisboa-Leixões-Cabo Verde-Guiné-Cabo Verde-Lisboa.

Por outro lado se fosse supersticioso até tinha encarado como bom augúrio o facto da minha viagem de ida para aquela guerra se efectuar naquele meio de transporte. E sabem porquê? Porque o meu irmão (uns anos mais velhos do que eu) tinha sido Piloto neste navio antes de 1954 e foi até por isso que tive de explicar ao Telegrafista de bordo, mal me sentei para o almoço, que de facto o meu nome (ele leu-o na respectiva placa identificativa que usávamos ao peito) não lhe era desconhecido.

"Era de facto irmão daquele que ele pensava e conhecia e, para maior espanto dele, também eu o conhecia de nome e sabia ser originário dos Açores, pois toda a minha estadia em Lisboa enquanto solteiro tinha habitado na mesma casa particular em que ele habitou durante a sua frequência da Escola Náutica".

Enfim coincidências da vida.

Saí portanto de Lisboa em plena época carnavalesca e como já o disse ao amigo Carlos Vinhal em plena doca de Leixões, considerei que me pregaram uma grande partida de Carnaval não me proporcionando mais 2 dias de vida familiar. Sabendo que morava em Ílhavo, logo, mais perto de Leixões, mandavam-me embarcar apenas na Terça-feira Gorda à tarde, neste porto e o trajecto até era muito mais curto.

Vista aérea do Porto de Leixões, reconhecendo-se as povoações de Leça da Palmeira e Matosinhos, respectivamente a Norte e a Sul da zona portuária.


A viagem foi tranquila, pois Neptuno apiedou-se da minha nula apetência marítima e decretou tréguas, subordinando-se igualmente Eolo, de modo que durante os dias que sulcámos os mares, tanto as ondas como o vento foram mandados para outras paragens onde, quiçá, navegava gente mais afoita... e assim, ao som do barulho continuo do motor, que mesmo a dormir me martelava a cabeça, passando as horas a jogar às cartas ou a ler, dando umas espreitadelas à monótona paisagem exterior onde nem uma simples embarcação se cruzou para animar os passageiros, apenas fomos surpreendidos uma vez ao cruzarmos uma zona onde apareceram peixes voadores. Apenas este acidente nos manteve cá fora durante mais tempo, observando a elegância dos saltos e planagens durante o curto e rápido voo feito por estes pequenos peixes, à frente e ao lado do navio.

Lá fomos passando o tempo o melhor que pudemos, apesar da disposição não ser lá muito boa e assim atracámos antes da meia-noite do dia 15 no cais do Mindelo, na Ilha de S. Vicente.

Panorâmica do Mindelo, Ilha de S. Vicente, Cabo Verde

Foto retirada do site Cabo Verde


O dia seguinte foi dedicado à visita da cidade, almoçando em terra juntamente com alguns dos camaradas tendo a maioria aproveitado para percorrer as casas comerciais à procura do material fotográfico e de cinema de origem japonesa, que naquele tempo era muito mais barato do que na Metrópole. Houve quem se alambazasse nas compras, não só das máquinas fotográficas, mas também de filmar e projectar e, das duas uma, ou tinham já encomendas ou eram para negócio.

Tendo largado durante a noite de 16, após poucas horas de viagem aportámos à cidade da Praia, na Ilha de S. Tiago, cerca das 9 horas do dia 17. Aqui não havia cais e o navio fundeava ao largo, fazendo-se as cargas e descargas para pequenos barcos, que tivemos de tomar para passar o dia em terra.
Foi este o destino (pelo menos desembarcaram aqui) do Destacamento de Fusos que seguia a bordo e que, além deste escrevinhador, certamente outros invejaram.

Juntamente com o camarada das Transmissões e julgo que mais 2 outros, alugámos um carro e demos uma pequena volta pela ilha, visitando os lugares de Trindade e S. Domingos, almoçando durante o percurso e passando ainda por um Posto de Experimentação Agrícola, um autêntico oásis no meio daquela terra semi-árida, agreste e pobre.

No fim do dia lá abalámos para a última etapa, sabendo desde então que menos de 2 dias nos separavam da tão indesejada Província da Guiné, de modo que a partir da manhã do dia 19 começou o frémito e a ansiedade de observar no convés superior, a principio através duma ligeira névoa e depois já com limpidez, o aparecimento das ditas paragens.

A verdade é que só depois do meio da tarde nos foram apresentados os primeiros contornos de terras, quando navegávamos numas águas que há muito tinham perdido a transparência e a cor azul escura do oceano e passado, não digo a barrentas, mas meio leitosas talvez. Possivelmente já seria o Rio Geba.

Para mim foi uma surpresa quando, mais próximo, dei pela aproximação a um cais, sem que tivesse dado conta duma verdadeira entrada numa barra, como estava habituado a ver na minha terra ou mesmo em Lisboa. Começou aqui o meu espanto.

Desembarcámos no cais do Pidjiguiti cerca das 18h30m do dia 19 de Fevereiro de 1970, data a partir da qual o tempo de serviço militar começou a ter um aumento de 100%.


Zona portuária de Bissau. Foto de Carlos Silva


Havia já viaturas militares que nos aguardavam, não me recordando se todas para o mesmo destino. Sei que segui num jeep, juntamente com o Cap de Trms, directamente para o QG do CTIG no alto de Santa Luzia, onde após a apresentação me foi comunicado que ficaria a aguardar transporte para o destino, a tal CCaç 2589, pertencente ao BCaç 2885, com o SPM 5858 e sediada em Mansoa, que não fazia a menor ideia onde se situava, mas também não se deram ao trabalho de me dizer.

Só depois nas instalações do Clube de Oficiais, onde me alojei, alguém tratou de informar o periquito que estava tramado. Ia para o mato (que era o lugar indicado para os piras) onde a coisa estava preta. Era a psico a funcionar para os recém chegados lá do puto.

Entretanto devo confessar que logo após o desembarque sofri o verdadeiro primeiro choque civilizacional.

Apesar dos primeiros contactos com a realidade ultramarina no Mindelo e na Praia, aqui na Guiné é que se deu o verdadeiro choque. A diferença para pior, posso dizer que era enorme.
Descalços e praticamente nus assim se me apresentaram os nativos que trabalhavam na estiva. Mas não só. E as mulheres, jovens ou de idade, nuas da cintura para cima pseudo vestidas nas partes baixas com uns panos que em alguns casos mais se assemelhavam a trapos?

Foi a primeira machadada (ainda que não fosse virgem nestes conhecimentos, pois antes de 1954 já tinha ouvido o tal meu irmão contar em casa que, nas suas viagens pelos Portos Ultramarinos – e ele conheceu-os todos até Macau – distinguiam-se estes, de todos os outros das antigas Colónias Inglesas ou Francesas, precisamente pelo aspecto miserável que os nossos africanos apresentavam comparados com os outros. Mas isso tinha sido há mais de 16 anos antes!) nos célebres 800 anos da gloriosa gesta colonizadora Portuguesa. Se alguma admiração tivesse pela situação começaria aí o descrédito. A verdade é que não tinha, mas mesmo assim nunca julguei observar tal coisa e afinal Bissau era apenas o levantar... do véu. Maior estupefacção seguir-se-ia depois.
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Nota de CV:

(1) - Vd. último poste da série de 13 de Fevereiro de 2008 > Guiné 63/74 - P2533: O cruzeiro das nossas vidas (10): Fui e vim no velho e saudoso Niassa (Manuel Traquina)

1 comentário:

Anónimo disse...

Essa ida de Lisboa para Leixões,
no mesmo navio,em Outubro de 70,
também me deixou"apanhado".Porra,
vivia em Aguada de Cima-Águeda.
Indo o navio ao Porto,porque raio
tive de o ir apanhar a Lisboa?
Lembro-me que mal pus o pé no porto
de S.Vicente apareceu um gaijo a
oferecer uma"maninha"virgem...
Abraço
Santiago