segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Guiné 63/74 - P3306: O Nosso Livro de Visitas (34): Raul Freitas, ex-Fur Mil da Companhia Terminal, de Março de 1972 a Agosto de 1973


Guiné > Bissau > Antigas instalações da Casa Gouveia > Companhia Terminal > 5 de Março de 1973 > Raul Freitas à secretária

Fotos: © Raul Freitas (2008). Direitos reservados.


1. No dia de 12 de Setembro de 2008, no poste P3196 (*), o camarada Daniel Vieira, ex-Fur Mil, que fez parte da Companhia Terminal, sediada em Bissau, procurava pistas para encontrar os seus antigos camaradas.

O nosso camarada Manuel Oliveira Pereira, ex-Fur Mil da CCAÇ 3547/BCAÇ 3884, no poste P3264 (**) deu umas achegas ao Daniel.

No passado dia 8, recebemos uma mensagem de outro nosso camarada, desta feita, do Raul Freitas, ex-Fur Mil, que também andou pela Companhia Terminal (***).

Transcrevo a sua mensagem:

Guimarães, 08/10/2008

Caro camarada Luís Graça, ao passar os olhos pelo blogue que com tanta dedicação mantens, deparei com um apelo do Daniel Vieira (Fur Mil), que gostaria de contactar com os camaradas que estiveram na Companhia Terminal.

Pois já lhe telefonei a dar conta da minha existência e do entusiasmo que partilho com todos aqueles que passaram pela Guiné.

É verdade, embarquei no Niassa em Junho de 1971, em rendição individual.

Alguns dias em Bissau a aclimatar-me aos mosquitos, de quem fui um apetecido pitéu durante toda a comissão, estive cerca de 3 meses em Bolama a colaborar numa recruta de naturais.

Regressado a Bissau, fui mandado numa LDP durante dois ou três dias até Cacine. Esperava-me o destacamento de Cameconde, onde permaneci cerca de dois meses até que a CCAÇ 2726, maioritária de naturais dos Açores, regressou à Metrópole, em meados de Fevereiro de 1972.

No regresso de Cacine a Bissau, embarcados na LDG Montante, lembro com nostalgia uma paragem numa ilha paradisíaca cujo nome já não recordo. Fomos a nado da LDG até à ilha. Fabuloso.

Em Bissau, fui colocado na COMPANHIA TERMINAL em Março ou Abril de 1972.

Lembro-me perfeitamente do Capitão Schultz, de um Alferes, outro nome que não recordo, do Sargento Cebola, do Sargento Manuel Joaquim Folgôa, que há cerca de meia dúzia de anos visitei na sua casa de Belas (Sintra); recordo com saudade do Cabo Pedrosa (?) que estou convicto ser natural de Soure (Coimbra).

E dos civis guineenses? O Samba Baldé, o Cabral, o Chico e outro rapaz muito competente que trabalhava comigo no escritório da Companhia Terminal.

Lembro-me da pessoa, de momento não me lembro do nome, do chefe dos estivadores no cais do Pidjiguiti, um cabo-verdiano de meia-idade.

Nós fazíamos a contabilidade e a folha de pagamentos da mão-de-obra dos estivadores embarcados, para carga e descarga dos abastecimentos.

Espero que alguém me ajude a contactar com o Sousa (?), Fur Mil que trabalhava no QG, na contabilidade, que suponho ser natural de Seia.

Anexo algumas fotos minhas desses tempos; uma tirada à secretária onde trabalhava na Companhia Terminal, nas antigas instalações da Casa Gouveia, outra à porta da repartição. Para quem se lembrar segue a única foto que tenho do Samba Baldé.

Para ajudar à reconstituição da memória, lembro que o Capitão Schultz, simbolicamente plantou uma papaeira em Outubro de 1972 junto à soleira da repartição. Esta planta tinha a espessura de um dedo humano. Em Abril de 1973 já tinha dado frutos.

Em Agosto de 1973, regressei finalmente a casa.

Um grande abraço de saudade e de solidariedade para todos.

Raul Freitas
(ex Fur Mil)
Salgueiral
4835-091 Guimarães
Tlf: 253522030 / Tlm 917520977



Guiné > Bissau > Companhia Terminal > 5 de Março de 1973 > Raul Freitas à porta da Repartição

O Raul Freitas em Bissau

Foto de Samba Baldé, funcionário da Companhia Terminal
___________________

Notas de CV:

(*) - Vd. poste de 12 de Setembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3196: Em busca de...(39): Companhia Terminal (Bissau, 1973/74) (Daniel Vieira)

(**) - Vd. poste de 2 de Outubro de 2008 > Guiné 63/74 - P3264: A Companhia Terminal , Bissau, 1973/74 (Manuel Oliveira Pereira)

(***) - Vd. poste de 23 de Setembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3229: História resumida da Companhia de Terminal e do Batalhão de Intendência (José Martins)

2 comentários:

Luís Graça disse...

Saudações, Raúl! Que sejas bem vindo a esta Tabanca Grande, onde cabem todas as armas e especialidades, todos os lugares, todas as memórias e sobretudo todas as nossas múltiplas e desvairadas gentes, todos aqueles que pisaram a terra vermelha da Guiné ou beberam a água das suas bolanhas ou rezaram aos irãs que habitavam os seculares e frondosos poilões...

Não fizeste o pedido explícito, mas o teu nome passará a figurar na lista dos amigos e camaradas da Guiné, se for essa a tua vontade e se te identificares com as nossas regras de convívio, como parece ser o caso...

Mas já agora diz-me o seguinte: como é que a Companhia Terminal passou a ocupar as instalações da Casa Gouveia ? E quando ? Esta casa comercial deixou de operar na Guiné ? O que é tu sabes disto ?

Um Alfa Bravo (abraço)
Luís Graça

Saurium disse...

Boa Noite!

Pude ler um trecho a indicar o seguinte:

"...recordo com saudade do Cabo Pedrosa (?) que estou convicto ser natural de Soure (Coimbra).
"

Qualquer coisa pode sempre utilizar o nosso site para informações em:

www.vila-de-soure.com