quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Guiné 63/74 - P3285: Em busca de ... ( 43): António dos Santos Maltez, cap mil Maltez, CART 2520, Xime, 1969/70 (Jorge Picado)

Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Xime > CART 2520 (1969/70) > 1970 > Álbum fotográfico do Renato Monteiro > Foto 21 > "Duvido que esta foto tenha sido tirada por mim… Na minha opinião, e apesar de tão maltratada, é a melhor do conjunto. Do lado esquerdo do poste, o Capitão, por quem eu nutria uma grande simpatia e cujo paradeiro ignoro. Não faço ideia nenhuma onde teve lugar a cena ilustrada"...

Noutro sítio, o Renato havia escrito o seguinte sobre o comandante desta unidade, para onde ele foi recambiado, por castigo:

"Salvo os graduados, a maior parte [da CART 2520] era constituída por malta recrutada no Alentejo, tendo como comandante um homem com quem apenas troquei duas ou três brevíssimas conversas, uma das quais em torno de livros que líamos e autores que apreciávamos....

"Igualmente miliciano, de formação católica, de quando em quando, procedia a uma breve cerimónia no centro da parada, junto a um padrão ou coisa do género, onde lia umas passagens da Bíblia a muito poucos (meia dúzia ?) de soldados que, voluntariamente, o acompanhavam...

"Ao que julgo, era professor de Química e, apesar de não recordar o seu nome (imagina, como trabalhei para a evaporação destas memórias) conservo dele amelhor das lembranças... Aceitava pacificamente a minha tendência para o desalinho (se é que dava por isso) e eu respeitava-o" (...).]

Foto: © Renato Monteiro (2007). Direitos reservados.


Aveiro > 25 de Agosto de 2008 > Estátua de José Estêvão (1809-1862): Nascido em Aveiro, foi um grande jornalista e orador, político e parlamentar, considerado durante o período de 1836 a 1862 como uma das figuras preeminentes da oposição de esquerda na Câmara dos Deputados.

Foto: © Luís Graça (2008). Direitos reservados.

1. Mensagem do Jorge Picado, 2 de Outubro de 2008:

Camaradas e Amigos:


Depois de mandar, por engano, para o Carlos Vinhal, "O meu Baptismo de Fogo", acabado de concluir, abri o blogue e começo a ver as fotos e a ler, claro, a respectiva prosa do Renato e do Luís (*), julgo, e qual não é o meu espanto ao deparar com o Capitão "desconhecido" [vd. foto acima].

Se não estou enganado, porque fisionomicamente me dá ares, apesar dos anos terem passado, seria o Cap Mil Maltez.

Trata-se dum contemporâneo meu, do Liceu José Estêvão, de Aveiro, licenciado em Físico-Químicas pela Universidade de Coimbra, do mesmo curso da minha falecida mulher e que foi igualmente Prof naquele Liceu juntamente com ela.[De seu nome completo, António dos Santos Maltez].

Sei que tinha feito a comissão na Guiné naquela zona, pois contou-me ele próprio. Como era de curso de COM anterior foi chamado para CPC antes de eu o ter sido (**).

Já não tenho notícias dele há longo tempo, mas creio que ainda está por cá por Aveiro onde vivia (***).

Um abraço

Jorge Picado

_________

Notas de L.G.:

(*) Vd. poste de 2 de Outubro de 2008 > Guiné 63/74 - P3263: Álbum fotográfico do Renato Monteiro (3): Xime, o sítio do meu degredo

(**) 28 de Setembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3248: Eu, capitão miliciano, me confesso (1): Engenheiro agrónomo, ilhavense, 32 anos, casado, pai de 4 filhos... (Jorge Picado)

(***) Há várias referências, no nosso blogue, ao Cap Mil Maltez, comandante da CART 2520 (Xime e Enxalé, 1969/70] que, de resto, eu próprio conheci e com quem a minha unidade, a CCAÇ 12, fez operações em conjunto. Vd. os seguintes postes do nosso camarada Beja Santos (Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70): (Negrito meu)

31 de Julho de 2006 > Guiné 63/74 - P1008: Operação Macaréu à Vista (Beja Santos) (2): o saudoso Pimbas, 1º comandante do BCAÇ 2852

(...) Creio que está por fazer um conjunto de inventários: os oficiais do quadro permanente que não podiam transformar-se em oficiais prussianos e contra-guerrilheiros inflamados, por razões da trajectória profissional e moral; os oficiais milicianos, sobretudo os capitães, que eram lançados na fogueira dos acontecimentos bélicos sem qualquer preparação, pondo entre parêntesis a vida pessoal, profissional e familiar, por vezes com uma violência inaudita. Foi o que foi dado a verificar com homens como o Capitão Maltez, com quem colaborei no Xime. (...)


28 de Março de 2008 > Guiné 63/74 - P2693: Operação Macaréu à Vista - II Parte (Beja Santos (25): A festa do meu casamento, 7 de Fevereiro de 1970

(...) Eu ainda não sei que este mês de Fevereiro está a levedar a minha experiência operacional mais violenta, e que tudo vai ocorrer já mês de Março. O prisioneiro que eu levara a Bissau vai fugir num patrulhamento na região do Buruntoni; em Ponta Varela o inimigo atacou com gravidade embarcações que avançavam para Bambadinca; a tabanca do Enxalé irá ficar incendiada numa flagelação; o capitão Maltez, do Xime, ficará ferido num patrulhamento na margem esquerda do rio Geba. Neste entretanto, continuarei a exercer as minhas funções de recoveiro e julguei enlouquecer quando soube da morte do meu mais querido amigo. Como irei contar. (...)


11 de Abril de 2008 > Guiné 63/74 - P2749: Operação Macaréu à Vista - II Parte (Beja Santos) (27): Quando os mortos abrem os olhos aos vivos

(...) No dia seguinte, sou chamado de urgência a Bambadinca, o major Sampaio quer uma reunião. Recebe-me com um ar grave e vai direito ao assunto:
- Consigo não faço rodeios, preciso de si a dar o seu melhor e no Xime. Tenho aquela companhia muito em baixo. No princípio do mês, foram flagelados durante uma operação, houve um morto, feridos graves e ligeiros; a seguir, ardeu a tabanca do Enxalé e logo depois um ataque a Ponta Varela fez a destruição de uma embarcação civil; em meados do mês, depois de destruírem grande quantidade de arroz numa batida, foram novamente flagelados e o capitão Maltez ficou sinistrado, embora ligeiramente. Temos de lamber as feridas e passar ao ataque. Falei com o nosso comandante e as coisas vão-se passar da seguinte maneira: V. vai planear inteiramente uma operação e logo a seguir outra; vai para o Xime e levanta o moral das tropas; não peça mais efectivos daqueles que eu posso dar, quanto muito, leva algumas secções de milícias de Finete e de Amedalai; é fundamental afastar o inimigo das proximidades do Xime e de Ponta Varela; levantar o moral das tropas tem de significar o fim desse medo em emboscadas a escassos quilómetros do quartel; limpe tudo à volta e faça com que o Poidom e Ponta Varela deixem de ser considerados invulneráveis; findo este objectivo, quero que V. percorra tudo até à Ponta do Inglês e mostre aos soldados do Xime que nós podemos ir a qualquer sítio; vem aqui para a sala, olha para o mapa o tempo que precisar, defina o que quer, escreva os efectivos que vai levar, logo a seguir dar-lhe-ei pormenores sobre as datas das operações. A primeira, a ter lugar no início de Março, é a “Rinoceronte Temível”. E nem uma palavra sobre este assunto com ninguém, nem aqui com os oficiais nem com os seus soldados. (...).

27 de Abril de 2008 > Guiné 63/74 - P2797: Operação Macaréu à Vista - II Parte (Beja Santos) (29): Lá estarei em Bissalanca à tua espera!

(...) A cerca de um mês do meu casamento, disparo mensagens para Bissau e arredores: o Emílio Rosa está formalmente convidado para ser meu padrinho, oferece os seus préstimos para levar as certidões à igreja, preparar os banhos, cede a casa para a lua-de-mel; a Isabel e o David [Payne] serão os padrinhos da Cristina, receberão a Elzira e o Emílio lá em casa durante a lua-de-mel; são expedidos convites para a Inês e o Alexandre Carvalho Neto, que prontamente aceitaram; também aceitou o Rui Gamito, como o capitão Laranjeira Henriques e a mulher; o comando autorizara a deslocação de quatro praças, assentou-se no Benjamim Lopes da Costa, Domingos da Silva, Cherno e Teixeira (irão igualmente aparecer o Barbosa e o capitão Maltez, do Xime, o primeiro gozava férias, o segundo fazia tratamentos). (...)

Sem comentários: