sábado, 28 de junho de 2008

Guiné 63/74 - P2993: Tabanca Grande (77): António Azevedo Rodrigues, ex-1.º Cabo do Agrupamento 2957 (Bafatá, 1968/70)


António Azevedo Rodrigues
ex-1.º Cabo
Comando de Agrupamento 2957
Bafatá, 1968/70



1. Em 27 de Maio de 2008, recebemos uma mensagem de António Rodrigues, mais um camarada que se quer juntar a nós.

Amigos e Camaradas,
Boa noite e os meus respeitosos cumprimentos.
Esta é a minha primeira mensagem que vos escrevo e como é a primeira vez espero ser bem sucedido.

Estive em Bafatá-Guiné, desde Outubro de 1968 a Abril de 1970 e como até esta data ainda não tive o prazer de encontrar nenhum camarada do meu tempo, nessa missão, e como já se passaram 40 anos, ou melhor, faz este ano os 40 anos da nossa partida para a Guiné, gostaria de encontrar os meus e outros camaradas de armas desse tempo, pois convivi com o pessoal do Agrupamento 2957.

Como estava na parte de Operações e Informaçoes, privei de perto com o Gen Spinola, Cap/Gen Almeida Bruno, Maj Carlos Saraiva/Lamego, Cor Teixeira da Silva e o meu grande amigo Cor/General Hélio Felgas.
Com ele tive a felicidade de no ano passado ter uma conversa ao telefone e hoje lembrei-me dele, mas como não sei da sua saúde, até tenho receio de voltar a ligar e já não o encontrar.

Gostava de poder fazer parte desta tertúlia, pois só agora disporei de algum tempo e gostava de falar convosco, se isso me for permitido, pois também tenho algumas boas/más recordações da Guiné, como por exemplo a Operação Lança Afiada (1), que foi por mim escrita e reescrita não sei quantas vezes, mas isso fica para mais tarde.

Vi o Spinola a chorar em Bafatá com a barba por cortar de cinco dias e o Hélio Felgas abraçado ao Teixeira da Silva, também a chorar.

E foi assim há 40, não 39 anos, como o tempo passa... até já...

Estas fotos são do 1.º Cabo Rodrigues e do António Rodrigues 40 anos depois...

Pertenci ao COM AGRUP 2957, Bafatá-Guiné 1968/1970.

Estou a viver, como sempre, em Vila Nova de Famalicão e gostava de deixar o meu contacto, pois estou reformado e estou sempre disponível, até mesmo para os e-mails que possam aparecer, já que aprendi a lidar com estas coisas novas, por isso o meu contacto é: (...)

Antonio Azevedo Rodrigues

2. Em 3 de Junho foi enviada a seguinte mensagem ao nosso camarada

Caro António Rodrigues
Bem-vindo à nossa Tabanca Grande.

Queria pedir-te o favor de enviares outra fotografia antiga, pois a que mandaste não se aproveita para publicação. Se não tiveres nenhuma em tamanho tipo passe, manda-me uma normal onde estejas bem visível que eu transformo-a em tipo passe.
Tenho a tua apresentação presa pela falta dessa foto.

Recebe um abraço dos Editores do Blogue, Luís Graça, Virgínio Briote e de mim
Carlos Vinhal

3. Caro António Rodrigues

Como nunca mais deste notícias, nem mandaste a foto fardado, estás a ser apresentado à Tertúlia só à civil.

Pelo que dizes no teu mail, estavas bem relacionado.

Infelizmente, como certamente já viste no nosso Blogue, o General Hélio Felgas (2) já nos deixou.

Não te esqueças da foto que te pedi e já agora ficamos à espera das tuas estórias, já que terás muito que contar, do que viste e viveste nos bastidores da guerra.
CV
_____________

Notas de CV:

(1) Vd. postes relacionados com a Operação Lança Afiada de:

15 de Outubro de 2005 > Guiné 63/74 - CCXLIII: Op Lança Afiada (1969): (i) À procura do hospital dos cubanos na mata do Fiofioli (Luís Graça)

9 de Novembro de 2005 > Guiné 63/74 - CCLXXXI: Op Lança Afiada (1969) : (ii) Pior do que o IN, só a sede e as abelhas (Luís Graça)

9 de Novembro de 2005 > Guiné 63/74 - CCLXXXIII: Op Lança Afiada (1969): (iii) O 'tigre de papel' da mata do Fiofioli (Luís Graça)

14 de Novembro de 2005 > Guiné 63/74 - CCLXXXIX: Op Lança Afiada (IV): O soldado Spínola na margem direita do Rio Corubal (Luís Graça)


(2) Vd. postes relacionados com a morte do General Hélio Felgas de 24 de Junho de 2008

Guiné 63/74 - P2980: In Memoriam (5): Morreu ontem o Major General Hélio Felgas, antigo comandante do Agrupamento nº 2957, Bafatá (1968/69)

Guiné 63/74 - P2981: Hélio Felgas, com Spínola, em Bambadinca (Jaime Machado)

e ainda do dia 25 de Junho de 2008

Guiné 63/74 - P2984: Op Mabecos Bravios: a retirada de Madina do Boé e o desastre de Cheche (Maj Gen Hélio Felgas † )

Guiné 63/74 - P2985: Homenagem ao meu professor da Academia Militar, Hélio Felgas (António Costa, Cadete aluno nº 11/650, Curso ART 1964/67)

Sem comentários: