sábado, 14 de junho de 2008

Guiné 63/74 - P2940: FLING, mito ou realidade ? (3). Magalhães Ribeiro, Fur Mil Op Esp, CCS/BCAÇ 4612/74, Mansoa.

F.L.I.N.G., MITO OU REALIDADE? (2)
Eduardo José Magalhães RibeiroEx-Furriel Miliciano de Operações Especiais (RANGER)
da C.C.S. do B. Caç. 4612/74 (Mansoa)

No postado P2818 onde descrevi aquilo que sei sobre os rumores que corriam em Bissau, de uma eventual ameaça de boicote pela F.L.I.N.G às cerimónias oficiais da entrega unilateral ao P.A.I.G.C., da soberania territorial da Guiné em 9 de Setembro de 1974, tendo este facto originado a sua transferência para Mansoa, faltaram-me mencionar 2 factos que vou agora acrescentar e que, creio eu, reforçam sobremodo as ideias que então ali exprimi de uma séria tomada de consideração (nomeadamente por parte do P.A.I.G.C.), dos ditos rumores.

1 - Foto histórica
Na foto abaixo pode ver-se, inequivocamente, um furriel da C.C.S. do Batalhão 4612/74, a entregar nas mãos de um guerrilheiro do PAIGC, se bem me lembro, uma metralhadora HK-21. Esta arma portuguesa, foi uma das diversas armas cedidas a elementos do P.A.I.G.C., nos momentos imediatamente anteriores ao início das mencionadas cerimónias, para montarem um sistema defensivo no quartel, que se espalhou por vários pontos estrategicamente seleccionados conjuntamente.


Um Furriel do BCaç 4612 a ceder uma HK-21 (?) a um elemento das FARPs (?). Foto: © Magalhães Ribeiro (2008). Direitos reservados.

2 - Tropas da Guiné Conakry

Outro facto de que me recordo perfeitamente, pela espanto que me provocou, foi que, ao contactar com vários dos guerrilheiros do P.A.I.G.C., que faziam parte da guarda de honra nesse dia, verifiquei que um grande número deles não entendiam nada de português, e nada ou quase nada de crioulo.
Só entendiam e falavam francês!

De onde são vocês? - perguntei eu.
- Somos da Guiné Conakry!

Afinal, após quase cinco meses sobre o 25 de Abril, onde estavam as forças do P.A.I.G.C.?

Termino agradecendo um precioso e importante esclarecimento do J.C. Abreu dos Santos, que num oportuno comentário inserido no postado P2818, sobre a minha dúvida, em relação ao que eu ali dissera que; com o embarque do meu batalhão no navio UÍGE, apenas ficara no terreno um pequeno destacamento da Marinha, acrescentou o seguinte: "Aqui chegado, e de memória, adito que: além do citado destacamento da Marinha de Guerra, ficou também na (já então) Guiné-Bissau um destacamento da Força Aérea Portuguesa, salvo erro, com helicópteros AL-III.
__________

Notas:
1. Adaptação do texto da responsabilidade de vb.
2. Artigos relacionados em

9 de Maio de 2008 > Guiné 63/74 - P2826: FLING, mito ou realidade ? (2): Africanos contra africanos... (A. Marques Lopes)
7 de Maio de 2008 > Guiné 63/74 - P2818: FLING, mito ou realidade ? (1) (Magalhães Ribeiro, Fur Mil Op Esp, CCS/BCAÇ 4612/74, Mansoa)

Sem comentários: