domingo, 11 de maio de 2008

Guiné 63/74 - P2834: Ser solidário (9): Sementes para a população de Cabedu, Cantanhez, Região de Tombali (Zé Carioca)

Guiné-Bissau > Região de Tombali > Cantanhez > Sector de Bedanda > Cabedu > Simpósio Internacional de Guileje > 1 de Março de 2008 > O Zé Carioca, um dos Gringos de Guileje, também esteve aqui, emocionado e solidário, na inauguração da rede de distribuição de água potável à população.

Fotos: © José António Carioca (2008). Direitos reservados.

1. Mensagem do José António Carioca José Carioca, ex-Fur Mil Trms e Cripto, CCAÇ 3477, Gringos de Guileje, Guileje (1971/72) (1), com data de 8 de Maio:

Caro Luís

Li aqui no blogue o que o José Teixeira escreveu sobre a inauguração daquele chafariz que foi inaugurado num povoado perto de Cabedu (2). Também eu estive nessa inauguração, como podes ver na foto que anexo e em que estou a festejar com essa gente.

Quando a Mulher Grande da população, depois dos discursos, fez o pedido das sementes, que era de alfaces e tomates, eu fiquei extremamente sensibilizado, vieram-me as lágrimas aos olhos e disse ao Pepito:
- Eu ofereço as sementes para esta gente.

O Pepito logo na altura fez questão de me apresentar à população presente e os informar de que eu ia fazer essa oferta. Presentemente já tenho sementes para enviar e o Pepito disse-me para não enviar, porque a altura de semear é depois das chuvas. Então quando ele cá vier, vou-lhas entregar em mão.

Entretanto também tenho andado a fazer um pedido para a ajuda de comprar sementes mas só quando o Pepito cá estiver é que saberei que tipo de sementes se adaptam ao solo e clima da Guiné.

No projecto de intercâmbio cultural de que te falei, também faz parte um dia em que o meu grupo [de teatro], junto com o de Bissau [, os Fidalgos,] vamos plantar árvores. Já tenho quem me as forneça mas isto de enviar [para a Guiné] não é facil. Mais uma vez vai ser o Pepito quando cá estiver que nos vai dar essa informação sobre o tipo de árvores [de fruto] que lá se dão melhor.

Já agora dirijo-me ao José Teixeira para que nos juntemos para organizar este e outros tipos de ajudas. Se houver uma mobilização e organização concentradas e coordenadas dos nossos esforlos, a coisa tem mais possibilidades de ter êxito e de se fazer outros projectos.

Segue também uma foto que mostra a alegria daquela gente que tão bem nos recebeu.

Um abraço

José Carioca

________

Notas de L.G:

(1) Vd. poste de 6 de Maio de 2008 > Guiné 63/74 - P2815: Tabanca Grande (67): Os Gringos de Guileje: Abílio Delgado, Zé Carioca e Sérgio Sousa (CCAÇ 3477, Nov 1971/ Dez 1972)

(2) Vd. poste de 7 de Maio de 2008 de Guiné 63/74 - P2816: Simpósio de Guileje: Notas Soltas (José Teixeira) (5): Água, fonte de vida para as gentes de Cabedu

Sem comentários: