sexta-feira, 9 de maio de 2008

Guiné 63/74 - P2825: Nós, as Escolas,a história, a guerra colonial, o Hino de Gandembel... (Virgínio Briote)

O nosso blogue tem vindo a ser contactado por escolas e professores, pedindo autorização de materiais nossos, para efeitos didácticos. Citamos hoje dois casos, recentes

1.1. Mensagem de António Anacleto, Professor de História na Escola Básica e Secundária de Santa Maria, Açores:

Ao Sr. Luís Graça,

Eu sou um professor de Matemática com um largo interesse na História da Guerra Colonial, atento seguidor do seu blogue que muito me tem permitido conhecer mais sobre a mesma. Como tal, junto com os professores de História da minha escola (Escola Básica e Secundária de Santa Maria, Açores) decidimos participar no concurso Como se vivia em Portugal no tempo da Guerra Colonial, promovido pela Associação 25 de Abril e a Associação de Professores de História, com a realização de um vídeo com entrevistas a ex-combatentes da guerra.

Vinha por este meio pedir-lhe autorização para utilizar o áudio do Hino de Gandembel (1) nos créditos finais do nosso trabalho, música que pela sua letra valorizará ainda mais este trabalho.

Em jeito de rodapé antes de terminar, o vosso blogue Luís Graça e Camaradas da Guiné é citado nos créditos finais uma vez que foi uma das várias fontes consultadas.

Tenho a informar também que o antigo Alferes Capelão Arsénio Puim (2) foi contactado por nós no sentido de dar o seu contributo como ex-combatente Mariense, mas recusou o mesmo (com muita pena nossa) evocando que primeiro deve contar os factos ocorridos nos dias seguintes a 1/1/1971 aos seus antigos camaradas, um dever que ele entende ser justo, antes de contar a terceiros. Contudo, ficou agendado um encontro com ele aqui em Santa Maria no próximo mês de Junho, pode ser que mude de ideias até lá.

Para terminar gostaria de um dia poder pôr o meu sogro em contacto com o vosso blogue, porque esteve na CCaç 2619/BCaç 2893 (Nova Lamego, 1969/71) e acho que ele também tem excelentes estórias cabralianas para contar.

Sem mais, um abraço

António Anacleto

2. Resposta do nosso editor, Luís Graça

Caro António:

Fico sensibilizado com o seu pedido. Tem, desde já, o meu acordo formal para utilizar os nossos materiais, citando sempre o autor (texto, fotografia ou vídeo) e o nosso blogue. Parabéns pela vossa iniciativa. Se mo permitir, vou dar conta dela nas páginas do nosso blogue. Já temos, de resto, colaborado, com outros professores de outras escolas.

Por outro lado, peço-lhe que ponha o seu sogro em contacto connosco. Quanto ao Puim, é um camarada nosso que eu conheci pessoalmente em Bambadinca e que muito estimava, como de resto pode depreender do que sobre ele já aqui escrevemos. Aguardo com ansiedade o dia em que ele decidir entrar pela nossa Tabanca Grande adentro…e contar-nos, em primeira mão, as suas alegrias e tristezas desse tempo…

Disponha do nosso espaço para dar a conhecer o bom trabalho que a sua escola está fazer para divulgar, aos nossos filhos e netos, acontecimentos marcantes da nossa história do Séc. XX.

Seria interessante também conhecer melhor o sacrifício que as populações das então ilhas adjacentes (Madeira e Açores) fizeram, com a participação dos seus filhos na guerra colonial. Como sabe, havia companhias "açorianas" e "madeirenses"... Os madeirenses e os açorianos eram considerados bons combatentes, aguerridos, corajosos…Não sei se não terão mais sido mais discriminados do que os outros… Sei que também pagaram um tributo elevado, em vidas, em sangue… Pode procurar no blogue: temos, entre as nossas palavras-chave, Madeira, Açores, açorianos, madeirenses…

2.1. Comentário de VB: Na conta do António Anacleto, no You Tube, podem ser visionados os 13 vídeos do Documentário sobre a Guerra Colonial, variando a duracção entre os 4 a 5 minutos e os 8 a 9 minutos. O trabalho é apresentado nestes termos: "Documentário realizado pela Escola Básica e Secundária de Santa Maria (Açores), para o concurso Como se vivia em Portugal no tempo da Guerra Colonial, organizado pela Associação 25 de Abril e pela Associação de Professores de História".

3. Mensagem de um outro professor, Vasco Vaz:

Exmo Sr:

Sou professor de história de uma escola oficial portuguesa e gostaria de saber se posso usar uma imagem do vosso blogue no meu próximo teste. O teste é para alunos do 6º ano e será reproduzido em 40 exemplares. A ser autorizada eu citaria o vosso blogue como fonte e o unico propósito da foto será o de ilustrar a seguinte questão:

"A partir dos documentos 3 e 4 refere quais foram as consequências da Guerra Colonial."

Antecipadamente Grato

Vasco Vaz

4. Resposta do nosso editor:


Meu caro professor: Sentimo-nos honrados e úteis com o seu pedido.... Esteja à vontade. Já agora, e se possível, diga-me depois qual a imagem que escolheu (já temos o enunciado da pergunta)...

É um bom exemplo, a ser seguido por outras escolas e por outros professores. Os meus parabéns. Se nos autorizar, e não vir inconveniente, apresentaremos este caso com um bom exemplo não só pedagógico como cívico... Nenhum povo pode viver acéfalo, e sem memória. Acredito que não seja fácil falar da dolorosa guerra que travámos em África durante 13 anos... É importante que os nossos filhos e netos tenham orgulho em nós.

Como sabe, no nosso blogue, damos muita importància à pluralidade de vozes, vivências, experiências e versões... Somos contra a versão redutora da história. A guerra colonial ou do ultramar tem múltiplas faces. Hoje, na Guiné-Bissau, a "luta de libertação" não chegou às escolas e, quando chega, é através da versão oficiosa, redutora, ideológica... Começa só agora a fazer-se investigação historiográfica... No entanto, estive lá há dias e o que mais me impressionou é que não há resquícios sequer de ressentimento ou de ódio contra nós... Vale a pena reflectir sobre isto... Boa saúde, bom trabalho.

Luís Graça.

5. Resposta do Vasco Vaz:

Caro Sr. Luís:

Eu é que me sinto bastante honrado por poder usar o testemunho de todos aqueles que estiveram no Ultramar ou que lutaram pela libertação das colónias.

É muito triste que esta parte da nossa história seja tão ignorada, como se tivessemos vergonha ou medo de relembrar o nosso passado.

Por curiosidade, tenho 40 anos e , portanto, não tenho experiência directa da Guerra Colonial.

Eu sou professor do ensino secundário e lecciono este conteúdo programático no 9º ano; presentemente estou com duas turmas do 6º ano onde também se faz referência à Guerra Colonial.

O nível etário dos alunos não permite que o tema seja muito aprofundado , no entanto só o facto de eles terem a noção de que a geração dos avós lutou em África já é muito importante.

Eu pensei em utilizar a vossa foto inicial de abertura:(bissau_halott_katona_1970.jpg) mas estou aberto a outras sugestões.

Relativamente ao uso do meu teste como "exemplo civico", embora seja um exagero por apenas ser um simples teste, não vejo inconveniente que seja citado.

Agradecia, no entanto, que se lhe referisse sem especificar qual a escola em concreto.

Pode citar o meu nome, o nível de ensino e a própria questão que serviu de base ao uso da vossa foto.

A minha preocupação neste campo é apenas a de que, infelizmente, nós, professores, vivemos momentos em que, na minha opinião, temos de ter todo o cuidado com o que dizemos sob pena de sermos julgados pelos meios de comunicação sensacionalista ou mesmo por existir uma certa falta de liberdade de expressão.

Devo dizer lhe que, ao leccionar temas como o da Guerra Colonial , se nota que este ainda continua a ser um tema que pode criar desconforto.

No próximo ano lectivo espero estar a leccionar os 9 anos e então fazer uma actividade em grande, mobilizando a comunidade escolar e convidando antigos combatentes para virem falar com os alunos. Nessa altura se houver interesse da vossa parte e disponibilidade seria muito agradavél contar convosco.

Finalmente, obrigado pela rapidez da vossa resposta.

Antecipadamente grato

Vasco Vaz

6. Nova resposta do editor:

Vasco:

A imagem que escolheu nem sequer é nossa... É de um fotógrafo húngaro, embebed - como se diria hoje - nas forças do PAIGC... Tenho algumas dúvidas sobre o seu comportamemto ético... Não creio que fosse um verdadeiro fotojornalista... Ele próprio deixou-se fotografar, empunhando uma Kalashikov... Não sei em que circunstâncias esteve nas "regiões libertadas" da Guiné, nos anos 1969/70... Hoje tem uma casa comercial de fotografia em Budapeste... Pode consultar o seu sítio e a sua fotogaleria (embora eu não saiba húngaro, parece-me que as fotos são do domínio público... Há tempos mandámos-lhe uma mail, em francês, a dar conhecimento e a pedir autorização, mas não respondeu)... Estas fotos circulam pela Net...

http://www.fotobara.hu/galeria/bissau_halott_katona_1970.jpg

Esta em especial é um bocado crua, para os seus alunos...Tenho dúvidas sobre a sua autenticidade, pela posição da arma (Kalash, russa) e do cadáver... Há belíssimas fotos noutro sítio, sueco, de um grande fotógrafio norueguês, tiradas na mesma época (1970), sítio esse que autoriza a sua utilização pública, exigindo apenas conhecimento ao webmaster... Veja o nosso poste de 15 de Abril de 2008 > Guiné 63/74 - P2762: PAIGC: Instrução, táctica e logística (11): Supintrep nº 32, Junho de 1971 (XI Parte): A máquina logística (A. Marques Lopes).

Eu tenho a competente autorização para usar essas imagens, no nosso blogue. No seu caso, e como se trata de uma utilização para efeitos de ensino/aprendizagem, pode utilizar à vontade os nossos materiais, tendo a gentileza de divulgar o nome do autor e o endereço do blogue (mas temos também inúmeras páginas estáticas com cartas militares e fotos/memórias dos lugares... Vd. coluna do lado direito do blogue...). Nas duas versões do blogue (1ª e 2ª) há já milhares de fotografias disponíveis... A dificuldade é escolher.

Obrigado pelo seu interesse e apreço.

Luís Graça

__________

Fixação do texto: VB.

(1) Sobre o Hino de Gandembel, já publicámos diversos postes:

3 de Dezembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2326: O Hino de Gandembel e a iconografia do soldado atormentado pelo desassossego (Idálio Reis)

1 de Dezembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2319: Hino de Gandembel: interpretação de António Almeida (CCAÇ 2317, Gandembel/Balana, 1968/69)

22 de Novembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2295: Hino de Gandembel, cantado no almoço da mini-tertúlia de Matosinhos (A. Marques Lopes / Carlos Vinhal)

4 de Outubro de 2007 > Guiné 63/74 - P2153: Hino de Gandembel: talvez a mais popular canção entre as NT no ano de 1969 (José Teixeira)

4 de Outubro de 2007 > Guiné 63/74 - P2152: Hino de Gandembel, hoje um hino de alegria (Idálio Reis / Gabriel Gonçalves)

3 de Outubro de 2007 > Guiné 63/74 - P2150: O Hino de Gandembel, cantado pelo GG [Gabriel Gonçalves], o baladeiro da CCAÇ 12 (Bambadinca, 1969/71)

3 de Outubro de 2007 > Guiné 63/74 - P2149: Hino de Gandembel: Quem foi o autor da letra ? (José Teixeira / Idálio Reis)

26 de Setembro de 2006> Guiné 63/74 - P2133: Guileje: Simpósio Internacional (1-7 de Março de 2008)(4): Hino de Gandembel, quem se lembra da música ? (Pepito / Luís Graça)

(2) Sobre o ex-Alf Mil Capelão Arsénio Puim, da CCS / BART 2917 (Bambadinca, 1970/72), ver os seguintes artigos:


16 de Janeiro de 2008 > Guiné 63/74 - P2444: Arsénio Puim, ex-Alf Mil Capelão, CCS/BART 2917, hoje enfermeiro reformado e um grande mariense (Luís Candeias)

12 de Janeiro de 2008 > Guiné 63/74 - P2433: Em busca de ... (16): Pessoal da CCAÇ 4946/73, madeirense + Arsénio Puim, ex-capelão, açoriano, BART 2917 (Luís Candeias)

8 de Janeiro de 2008 > Guiné 63/74 - P2421: Em busca de... (15): Pessoal da companhia madeirense que esteve em Jemberem (1973/74) (Luís Candeia, amigo do Arsénio Puim)

5 de Julho de 2007 > Guiné 63/74 - P1925: O meu reencontro com o Arsénio Puim, ex-capelão do BART 2917 (David Guimarães)

17 de Maio de 2007 > Guiné 63/74 - P1763: Quando a PIDE/DGS levou o Padre Puim, por causa da homília da paz (Bambadinca, 1 de Janeiro de 1971) (Abílio Machado)

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