terça-feira, 9 de outubro de 2007

Guiné 63/74 - P2168: Estórias avulsas (7): Cabra Maria (Ferreira Neto)



Ferreira Neto, ex-Cap Mil, CART 2340 (Canjambari, Jumbembem e Nhacra, 1968/69).








Guiné > Região do Óio > Vista aérea de Canjambari> Sede da CART 2340
Foto: © Ferreira Neto (2007). Direitos reservados.
Cabra Maria

O meu Vagomestre de seu nome Ferreira, decidiu comprar ao pessoal da tabanca uma cabra ao qual pôs o nome de Maria.

Pois a cabra deu à luz dois cabritos que se puseram muito bonitos com o andar do tempo.

Sentinelas atentas

Após o nosso banho fresco, ao fim da tarde de determinado dia, andava eu com o Alferes Silva passeando ao longo da pista, que se situava num dos lados do aquartelamento.

A nossa amena cavaqueira foi de súbito interrompida pelo estampido de uma arma, cujo projéctil passou por cima das nossas cabeças a uma boa altura.

Dirigimo-nos apressadamente para a entrada do aquartelamento, onde deparamos com a sentinela de olhos arregalados, que interpelada por mim disse que tinha disparado por ver turras, no fim da pista.

Deu-me vontade de lhe dar dois estalos e perguntei-lhe se eu e o alferes tínhamos tal aspecto e se o fôssemos, andávamos a passear em pleno dia pela pista.

Susto para ambas as partes…

Na noite seguinte outro estampido. Tratei de indagar o que se passava. Foi-me dito que tinha sido mais uma vez uma sentinela (não a mesma, felizmente), que tinha pressentido um movimento no capim e tinha disparado pelo sim pelo não. Muito bem.

E agora voltamos à Maria e aos seus filhotes, que aparentemente não tinham a ver nada com a história.

O nosso Vagomestre queixou-se dizendo que um dos cabritinhos tinha desaparecido.
Após busca encetada por ele, foi encontrado no meio do capim, morto com uma bala de G3. Tivemos rancho melhorado.

O meu comentário para o Alferes Silva foi o seguinte:
-Ainda bem que esta sentinela não esteve de serviço ontem.

Ferreira Neto
ex-Cap Mil
CART 2340
________________
Nota de CV:

(1) Vd. Post de 26 de Setembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2134: Estórias de vida (6): A minha convocação para o Curso de Capitães Milicianos (Ferreira Neto)

Sem comentários: