quarta-feira, 27 de junho de 2007

Guiné 63/74 - P1889: Tabanca Grande (20): Inácio Silva, 1.º Cabo Apontador de Metralhadora, CART 2732 (Mansabá, 1970/72)

1. Mensagem do Inácio Silva de 18 de Junho para o Editor Luís Graça

Caro Luís Graça:

Não tive, ainda, o prazer de te conhecer pessoalmente, mas tão só em fotografia. Mas, por aquilo que está publicado, quer na tua página, quer nos teus blogues, tenho que me curvar perante a quantidade e a qualidade de tantos artigos publicados, fotografias, histórias, etc., que não deixarão cair no esquecimento o período da História de Portugal que, embora sem mérito para o País, marcou, profundamente, os seus jovens, os pais e as famílias, no período compreendido entre os anos de 1961 e 1974. Quero dar-te os meus sinceros parabéns.

Fui camarada do Carlos Vinhal, na CART 2732, que esteve em Mansabá, Guiné, entre 1970 e 1972. Só há cerca de dois meses consegui redescobri-lo, precisamente através do teu blogue. Desde então, temos mantido contactos regulares, através da internet e do Windows Live Messenger.

Tenho estado empenhado, também, em ajudar a que se faça justiça, relativamente à dívida de gratidão que o País tem para com os ex-combatentes. Refiro-me ao Complemento Especial de Pensão, previsto na Lei 9/2002. Neste sentido, criei o blogue Relembrar para Não Esquecer (http://guerracolonial.blogs.sapo.pt/) onde estão publicados os documentos que se relacionam com este tema.

Em breve irei precisar da tua colaboração para anunciar a recolha de assinaturas para o abaixo-assinado que, certamente, terá que ser feito, para acompanhar uma nova Petição, a dirigir à Assembleia da República.

Por agora, desejo que me consideres mais um elemento da tua tertúlia...

Para que fiques com alguns elementos a meu respeito, informo-te que fui 1.º Cabo de Art, com o n.º mec.º 06101569, sou oriundo da Madeira e que, como camarada do Carlos Vinhal, ambos vivenciámos episódios comuns, em Mansabá.

Oportunamente, far-te-ei chegar um pouco do que ainda se encontra na memória, sobre o período que correspondeu à estada na Guiné, conforme a vivi e entendi.

Envio-te duas fotos, conforme é solicitado.
Um grande abraço do

Inácio Silva



2. Comentário do co-editor, Carlos Vinhal:

Caro Inácio:

Como adivinhas, é com um enorme prazer que te dou as boas vindas ao nosso Blogue. É uma alegria ter um companheiro de luta, junto de mim.

Entre os tertulianos há alguns camaradas que são, entre si, colegas de Companhia, ou pelo menos de Batalhão. Eu estava só e com nenhumas perspectivas de ter alguém que me chamasse a atenção para um escrito menos verdadeiro, pois o tempo vai desvanecendo a memória e a realidade vai-se confundindo com a ficção.

Chegaste tu para contares estórias que eu não vivi, porque não estive em todas, felizmente.

És além de tudo um Madeirense, representante de um povo que eu desde a primeira hora neste Blogue, exaltei como destemido, humilde no melhor sentido da palavra e, acima de tudo, leal para com os seus superiores de ocasião. Nunca se pouparam a esforços para levarem a cabo as missões confiadas, muitas vezes com desprezo pela própria vida, imbuídos de um dever patriótico.

Em meu nome e no do Luís Graça, bem-vindo.
Fraternal abraço do camarada
Carlos Vinhal

Sem comentários: