segunda-feira, 4 de junho de 2007

Guiné 63/74 - P1814: Tabanca Grande (10): Germano Santos, Operador Cripto da CCAÇ 3305 / BCAÇ 3832 (Mansoa, 1970/73)

1. Mensagem de Germano Santos, com data de 3 de Maio último:

Caro Luís Graça,

Chamo-me Germano Santos e estive na Guiné entre 1970 e 1973.

Fui Operador Cripto do Batalhão de Caçadores 3832 que operou, sediado em Mansoa, nas regiões de Cutia, Infandre, Braia, Porto Gole, Bissá, Jugudul, Uaque, Bindouro e Rossum.

Tive oportunidade de regressar à Guiné em 1998, e rever Mansoa e Jugudul. Deu ainda para dar um salto a Bissorã, João Landim, Quinhamel e ao Arquipélago de Bijagós, designadamente a Ilha das Galinhas, antiga rota dos escravos, sem esquecer Bissau.

É com muita saudade que leio, oiço e falo da Guiné e, obviamente, de Mansoa, onde passei dois anos da minha juventude.

Estou a organizar, conjuntamente com outros camaradas, o almoço anual do batalhão (este ano realizou-se no dia 5 de maio, em Lisboa, no Páteo Alfacinha).

Só agora descobri o seu sítio na Net e vou olhar para ele com outros olhos assim que possa.

Tenho algum material fotográfico da Guiné, nomeadamente de Mansoa e de camaradas meus; se quiser posso-lhe remeter algum. Diga-me só como devo fazer.

Um abraço e parabéns pelo seu trabalho sobre a Guiné.

Germano Santos

2. Comentário do editor do blogue:

Germano: Sou de 1969/71. Fomos vizinhos. Estive em Bambadinca, fiz operações a norte do Rio Geba, embora não conheça Mansoa. Nunca mais voltei à Guiné. Fundei este blogue para que tu, eu e outros camaradas possamos exprimir-nos, livremente, sobre essa experiência única que foi, nos nossos verdes anos, a nossa passagem pela Guiné, em situação de guerra.

Escusado será dizer que és bem vindo. Já agora, peço-te que me mandes as fotos da praxe, uma actual e outra do tempo da tropa, de acordo com as regras da nossa tertúlia. Fala-nos também, um pouco mais, das tuas recordações desse tempo e, se assim o entenderes, das tuas impressões do regresso, em 1998. Desculpa o atraso na resposta. Podes digitalizar (ou 'scanizar') as tuas fotos, em formato.jpg e mandá-las por e-mail. Boa saúde e boas recordações. Luís Graça

PS - Divulga o nosso blogue pela malta do teu batalhão. Há já muitas referências a Mansoa. Podes utilizar as facilidades de pesquisa do blogue para encontrar textos e imagens sobre a região de Mansoa.

Sem comentários: