domingo, 3 de junho de 2007

Guiné 63/74 - P1811: Vim para Portugal aos 7 anos, em 1969, e não tenho uma fotografia de meu pai, A. Pinho Brandão (Gilda Pinho Brandão, 44 anos)



Guiné- Bissau > Região de Tombali > Catió > CCS do BART 1913 (Catió 1967/69) > Destacamento de Ganjola > "As instalações que eram do Sr. Brandão que vivia em Catió, eram compartilhadas pela tropa e por uns poucos civis, duas famílias. Nas duas fotos, dois meninos e uma menina, filhos de habitantes locais. Os mestiços eram irmãos e dizia-se, entre a tropa, que eram filhos do proprietário, o Sr. Brandão" (VC) (1).

Numa das fotos, o Victor Condeço (ex- Fur Mil Mecânico de Armamento, CCS do BART 1913, Catió 1967/69) (2) deixa-se fotografar com a menina . Como se chamaria ela ? Onde estará hoje ? Terá algum parentesco com a nossa amiga Gilda Pinho Bandão ? O Victor, que vive hoje no Entroncamento, regressou a Portugal no T/T Uíge, em Março de 1969.

Fotos: © Victor Condeço (2007). Direitos reservados.

1. Mensagem de Gilda Pinho Brandão, filha de Afonso Pinho Brandão, comerciante português do sul da Guiné, em resposta ao nosso post de 30 de Maio de 2007 > Guiné 63/74 - P1798: Região de Catió: Descendentes da família Pinho Brandão procuram-se (Gilda Pinho Brandão)


Caros Amigos,

A Guiné, de facto, deixou-nos marcas que nos vão acompanhar a vida inteira.

Os vossos testemunhos são impressionantes; apesar de terem passado momentos muito maus, continuam a gostar da Guiné e dos guineenses.

Eu não sei se o Afonso e o Manuel Pinho Brandão seriam irmãos ou não; presentemente sei que o Afonso (o meu pai) tem um irmão (também comerciante) na Guiné chamado Arnaldo Pinho Brandão que, por incrível que pareça, não reconhece os filhos do irmão como familiares, mas isso não me interessa pois, o meu objectivo é ver a imagem (fotografias) do homem que foi meu pai, para que possa ajudar a minha filha a entender as origens dela.

A minha história é um bocado longa, mas vou tentar resumi-la em poucas linhas:

(i) Vim da Guiné em 1969, a pedido da mãe do militar (Furriel Pina) que me trouxe; tinha 7 anos e lembro-me de vir num barco de guerra com os militares todos e mais um menino negro chamado Domingos (já falecido).

(ii) Esta família deu-me tudo e cuidou de mim como se fosse da família; hoje com 44 anos, perdi um bocado as minhas raízes guineenses, mas tenho uma família portuguesa fantástica.

(iii) Este ano acabei por descobrir que tenho mais 8 irmãos (só da parte do pai Afonso), espalhados por Portugal, Alemanha e Guiné. Conheci dois deles no fim-de-semana passado e espero muito em breve conhecê-los todos.

(iv) Os meus familiares maternos continuam na Guiné, poucas lembranças tenho deles, o único membro de que me lembrava mais ou menos era da minha avó, mas que já faleceu há algum tempo, a minha mãe faleceu há cerca de 2 anos.

(v) Nunca mais voltei lá mas, agora que tenho uma filha, terei que pensar em visitá-los, para lhe apresentar a família biológica.

Mais uma vez muito obrigada pelas vossas palavras, a guerra foi muito “feia” e “má”, mas contribuiu para se fazerem GRANDES AMIZADES.

2. Resposta do editor do blogue:

Querida amiga Gilda:

Vamos tentar ajudá-la, o melhor que pudermos e soubermos. A nossa vocação não é propriamente essa, a de encontar pessoas, familiares ou outras, que se perderam por lá, Guiné, ou por cá, Portugal. Mas não podemos recusar esse gesto de solidariedade humana. Afinal, fomos os últimos soldados do nosso império colonial... Além disso, centenas de camaraas de nossos visitam-nos todos os dias (chegamos a ter 1500 visitas por dia)...

Vamos, por isso, a questões concretas: diga-nos, para já, a que companhia ou batalhão é que pertencia o furriel Pina com quem você, aos 7 anos, veio para Portugal. E em que sítio da Guiné é que ele estava. Ele, que deve ter feito a sua comissão de serviço entre 1967 e 1969, também pode contactar-nos directamente (Camarada, esperemos que ainda estejas vivo e de boa saúde!). Sabe em que navio (Niassa, Uíge...) é que vocês os dois vieram e em que dia é que partiram de Bissau ? A família portuguesa que a acolheu terá, seguramente, essa informação. Peça, por exemplo, para ver a caderneta militar do ex-Furriel Pina.

De qualquer modo, onde é que o seu pai, Afonso Pinho Brandão, e a sua mãe viviam na altura ? Catió ? Ganjola ? Tem que nos contar um pouco mais da sua história de infância... Eu imagino quão doloroso deve ser para si evocar esses tempos: afinal foi separada da sua mãe, da sua avó, do seu pai e dos seus irmãos, aos 7 anos, e trazida para viver num país que lhe era completamente estranho!...

Já vimos que havia uma família Brandão em Catió. Pode ser que os nossos camaradas Mário Dias, Mendes Gomes e Victor Condeço, que andaram lá para aqueles lados, possam trazer mais algum elemento novo ou mais alguma pista que leve à localização da sua família.

Sobretudo não desista. Alguém pode ter uma fotografia do seu pai, já que os militares portugueses conviviam bastante com os comerciantes locais. Desejo-lhe boa sorte nas suas diligências em busca das suas raízes que não são apenas biológicas, mas também afectivas, sentimentais e culturais. Ninguém pode viver sem memória, muito menos a sua filha. Vou apelar aos nossos camaradas e amigos para que a ajudem.

Estou inteiramente de acordo consigo: a guerra da Guiné, como todas as guerras, foi muito feia e má mas nela também se fizeram grandes amizades... Convido-a, desde já, a fazer parte da nossa Tabanca Grande...Os camaradas e amigos da Guiné ficarão certamente sensibilizados pelo seu caso e gratos pelo seu exemplo de coragem, determinação e inteligência emocional...

Luís Graça

___________

Notas de L.G.:

(1) Vd. post de 22 de Janeiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1455: Crónica de um Palmeirim de Catió (Mendes Gomes, CCAÇ 728) (7): O Sr. Brandão, de Ganjola, aliás, de Arouca, e a Sra. Sexta-Feira

(2) Há mais fotos e comentários do Victor Condeço sobre o Catió:

3 de Dezembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1335: Um mecânico de armamento para a nossa companhia (Victor Condeço, CCS/BART 1913, Catió)

8 de Fevereiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1505: Lembranças da Vila de Catió (1): Albano Costa / Mendes Gomes / Vitor Condeço

15 de Fevereiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1528: Lembranças da Vila de Catió (2): Albano Costa / Vitor Condeço

11 de Março de 2007 > Guiné 63/74 - P1582: Crónica de um Palmeirim de Catió (Mendes Gomes, CCAÇ 728) (9): O fascínio africano da terra e das gentes (fotos de Vitor Condeço

(3) Vd. post de 21 de Novembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1301: O cruzeiro das nossas vidas (4): Uíge, a viagem nº 127 (Victor Condeço, CCS/BART 1913)

3 comentários:

PINHO BRANDAO disse...

bOA TARDE GOSTARIA DE SABER SE O MILITAR QUE APARECE NA FOTOGRAFIA AINDA É VIVO, PORQUE A CRIANÇA QE ESTÁ JUNTO A ELE SOU EU E A MINHA IRMÃ.
TENHO IMENSA CURIOSIDADE DE FALAR COM AS PESSOAS QUE CONVIVERAM COM O MEU AVÕ MANUEL PINHO BRANDÃO.
AGUARDO UMA RESPOSTA VOSSA.
CORDIALMENTE JOSE PINHO BRANDÃO

Carlos Vinhal disse...

Caro amigo José Pinho Brandão, infelizmente o nosso camarada Victor Condeço deixou-nos em 2010. Pode consultar os seus escritos neste blogue a partir deste link: http://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/search/label/Victor%20Conde%C3%A7o

Carlos Vinhal
Co-editor

PINHO BRANDAO disse...

Boa tarde amigo Carlos muito obrigado pela sua resposta e peço-lhe ajuda para encontrar a Gilda para porque o contacto que ela deixou já não existe.
continuem com o magnifico trabalho e muito obrigado