domingo, 6 de maio de 2007

Guiné 63/74 - P1736: CCAÇ 1419: Mortos na flor da idade (Casimiro Vieira da Silva)

Marco de Canaveses > Candoz > Quinta de Candoz > Maio de 2007 > For do campo

Foto: © Luís Graça (2007). Direitos reservados.



Legenda: "Companhia de Caçadores 1419 > Guiné Julho/65 a Maio/67 > Os companheiros que não regressaram porque a morte os levou, estando sempre presentes, entre nós, em espírito... Grande é a saudade que deixaram. Imewnsa seja a paz em que descansam"...
Foto: © Casimiro Vieira da Silva (2007). Direitos reservados.


Comentário do editor do blogue:
Eu acho uma ternura a anotação que o Casimiro Vieira da Silva, ex-1º Cabo Enfermeiro - desconheço a unidade - apôs nesta imagem, com a fotografia dos quatro mortos da CCAÇ 1419 (1965/67), entre os quais o seu amigo, vizinho, conterrâneo e também 1º cabo enfermeiro José Maria Correia Vieira, morto em combate na noite de 5 de Janeiro de 1966, na Ponte do Rio Blassar - Matar, Olossato (1).

O Casimiro, que é um inseparável companheiro e amigo do Xico Allen (estiveram ambos, em Pombal, no dia 28 de Abril de 2007), escreveu esta singela frase que vale um poema: "Meninos de 20 anos que também lá foram-se"...

Gostaria que ele fizesse parte da nossa tertúlia. Ele e o Xico recusam-se a ter email, mas estão sempre a espreitar o nosso blogue na casa dos amigos ou dos filhos... O Xico esteve em Pombal acompanhado do Casimiro, tendo no entanto cancelado, na véspera, a sua já periódica viagem à Guiné-Bissau, de jipe... Não houve tempo para os pormenores. Qualquer deles são tertulianos do coração. Daqui, de tão perto - estou no Porto, onde vim à festa da queima das fitas de dois sobrinhos -, vai um abraço especial para eles.
PS - De repente, ao olhar para cara dos meus sobrinhos (um deles, sobrinho-neto) que acabam agora os seus cursos superiores, dou-me conta que também eu já tive vinte e poucos anos... e que nessa altura, aos vinte e três, já estava na Guiné, em 1969... Estávamos todos na flor da idade... Sinto-me feliz por o meu país não estar hoje em guerra, e a geração dos meus filhos e dos meus sobrinhos não viver a angústia de ter morrer na flor da idade, na frente de batalha...


_____

Nota de L.G.:

(1) 22 de Abril de 2007 > Guiné 63/74 - P1684: Sepultado em Cinfães e em Bissau: 1º Cabo Enfermeiro Correia Vieira, da CCAÇ 1419 (Casimiro Vieira da Silva / A. Marques Lopes)

2 comentários:

Manuel Joaquim disse...

No título deste poste onde se lê CCAÇ 1429 deve ler-se CCAÇ 1419, como se depreende da leitura do próprio texto.

Manuel Joaquim, fur. milº CCaç. 1419 (Guiné, 1965/67)

Carlos Vinhal disse...

Para não parecer descabido o comentário do nosso camarada Manuel Joaquim, informa-se que foi feita a correcção do título do poste após a sua chamada de atenção para o lapso.
Carlos Vinhal
Co-Editor