sábado, 17 de março de 2007

Guiné 63/74 - P1608: Xitole, CART 3492: Uma nota de bom humor no quotidiano da guerra (Joaquim Mexia Alves)


Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Xitole > CART 3942 (1972/74) > Uma nota de bom humor no quotidiano da guerra: da esquerda para a direita, os Alf Mil Mexia Alves (1º Pelotão), Mil Rodrigues (4º Pelotão) e Barroso (3º pelotão)

Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Xitole > Os três foliões, Mexia Alves, Rodrigues e Barroso

Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Xitole > CART 3942 (1972/74) > Os quatro alferes da companhia: da esquerda para a direita, Mexia Alves, Rodrigues, Silva e Barroso.

Fotos: © Joaquim Mexia Alves (2007). Direitos reservados

Mensagem do Joaquim Mexia Alves:


Caro Luís Graça:

Recebi do Artur Soares, Furriel Miliciano Mecânico da minha CART 3492, do Xitole (1), resposta ao mail de que te dei conhecimento, dizendo-me que brevemente entraria em contacto contigo para passar a fazer parte da Tertúlia. Estou a ver se arranjo tempo para me encontrar com ele, para matar saudades e relembrar factos do Xitole, para podermos escrever sobre eles.

Não percebo o que me acontece, já to disse, mas é impressionante como estou esquecido das coisas da Guiné. Pode ser que com ele a puxar por mim a memória vá voltando!!!

Hoje envio-te umas fotografias para rir: Passagem de modelos, realizada no Xitole pelos oficiais da CART 3492, modelos confeccionados pela Casa de Haute Couture Jamil Fashion (2).

Nome dos modelos:

(i) Os três em oração: Alf Mil Barroso (3º pelotão); Alf Mil Rodrigues (4º Pelotão); e eu (1º Pelotão). A fotografia poderá ferir sentimentos religiosos, por isso deixo ao teu discernimento a sua publicação [E a minha decisão foi a de não publicá-la, para não ferir eventuais susceptibilidades de alguns dos nossos amigos L.G.].

O outro Alf Mil que aparece é o Silva (2º pelotão) que veio substituir o Alf Mil de que não me lembro o nome e nem me consigo lembrar se chegou a estar connosco no Xitole. O Alf Mil Silva, ao que me lembro, vinha dos Paraquedistas... Porquê, também não me lembro.

(ii) Vai também uma fotografia da vala dos oficiais do Xitole.

O 1º cabo Festas, impedido da Messe de oficiais do Xitole, estava solenemente proibido de fechar a arca frigorífica, sem primeiro avisar, e devia fazê-lo com todo o cuidado, para não dar azo a que os senhores oficiais se precipitassem para a vala, perante a saída de morteiro, que o barulho da tampa da arca a fechar rigorosamente imitava.

Por hoje é tudo! Como se diz na minha terra, é pouco, mas é de boamente!

Abraço amigo do
Joaquim Mexia Alves

__________

Notas de L.G.:

(1) Vd. post de 17 de Março de 2007 > Guiné 63/74 - P1607: Artur Soares, ex- Furriel Mecânico Auto, CART 3492, Xitole, 1972/74 (Joaquim Mexia Alves)

(2) Jamil Nasser, comerciante libanês local, de cuja casa o Mexia Alves era assíduo frequentador, juntamente com os seus camaradas. Vd. post de 11 de Julho de 2006 > Guiné 63/74 - P952: Evocando o libanês Jamil Nasser, do Xitole (Joaquim Mexia Alves, 1971/73)


(...) "Quase todos os dias, ao fim da tarde, ía a casa do Jamil e no seu alpendre de entrada, bebiamos uns uísques, acompanhados de pedaços de tomate com sal, enquanto ele ouvia as notícias do Libano no seu rádio, em árabe, claro está, e comentava o que por lá se passava.

"Para mim era como sair um pouco da tropa e entrar numa vida social, o que dava um certo equilíbrio emocional.

"Um dia, quando me preparava para ir ter com o Jamil, apareceu o seu criado Suri, oriundo da Gâmbia, salvo o erro, para me dizer que o Jamil pedia para eu não ir ter com ele naquele dia.

"Fiquei admirado, mas bebi o que tinha a beber no quartel. Mal anoiteceu, houve um tremendo ataque ao Xitole que, graças a Deus, não provocou quaisquer vítimas ou sequer ferimentos, mas destruiu bastante alguns edifícios " (...).