quinta-feira, 1 de março de 2007

Guiné 63/74 - P1556: Convívios: 1º Encontro da CCS do BART 2917: Setúbal, 9 de Junho de 2007 (Benjamim Durães)

Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Bambadinca > 1970 > Vista aérea do aquartelamento, tirada no sentido noroeste-sudeste. Em primeiro plano, a pista de aviação, o perímetro em L de arame farpado, o campo de futebol, a antena das transmissões... Ao fundo, a grande bolanha de Bambadinca. Em Junho de 1970, o BART 2917 (1970/72) substituiu o BCAÇ 2852 (1968/70).

Foto: © Humberto Reis (2006). Direitos reservados.



T/T Carvalho Araújo > Há 37 anos, em 17 Maio de 1970, o velho navio partia do Cais de Alcântara com mais um carregamento de tropas para a Guiné: neste caso, o pessoal do BART 2917 que vai agora - a sua CCS - reunir-se pela primeira vez, num almoço de convívio, em 9 de Junho de 2007, em Setúbal.


Foto: © Navios Mercantes Portugueses , página de Carlos Russo Belo (2006) (com a devida vénia...) . O autor foi oficial da marinha mercante.


Mensagem do Benjamim Durães, ex-furriel miliciano do Pelotão de Reconhecimento (PEL REC) da CCS do BART 2917 (Bambadinca, 1970/72), actualmente residente em Palmela.


Convívio do pessoal da CCS do BART 2917 (Bambadinca, 1970/72)

Camaradas:

Faz no próximo dia 27 de Março, 35 anos que o BART 2917 (1) regressou da Guiné, e faz 37 anos no próximo dia 17 de Maio que o mesmo embarcou no Cais de Alcantâra com destino à Guiné, no velhinho Carvalho Araújo, que foi construído em Monfalcone, Itália, em 1929, e entregue em 1930 à EIN - Empresa Insulana de Navegação, que o registou em 21 de Abril de 1930 na Capitania do Porto de Lisboa com o nº 420-F.

O Navio destinou-se inicialmente para efectuar as ligações entre os Açores, a Madeira e Lisboa. Em 1961, passa a efectuar o transporte de Militares para o Ultramar.

O Navio era do tipo misto de 2 hélices, com 2 máquinas de expansão de 3 cilindros cada, 4 caldeiras com 3 fornalhas cada e de fundo chato.

O Navio tinha a potência de 4430 cavalos com uma velocidade máxima de 14 nós/hora.

Antes de entrar ao serviço de transporte de militares, o navo tinha o comprimento de 112,85m e a largura de 15,30m, com o TAB 4559,5T e TAL 2694,4T e capacidade de 4290 m3, e alojamento para 254 passageiros e 98 tripulantes.

Em 1972 foi vendido a um sucateiro de Lisboa e em 1973 foi vendido novamente
a outro sucateiro, mas este de Aviles/Espanha, para onde partiu no sua última viagem, mas agora com o nome de Mar Ceu, onde veio a ser desmantelado.

Isto só para recordarem o velhinho Carvalho Araújo e agora vamos ao que
interessa.


Primeiro Convívio da CCS do BART 2917, em 9 de Junho de 2007, em Setúbal

O 1º Convívio da CCS do BART 2917 realiza-se no próximo dia 9 de Junho de 2007 em Setúbal, e é extensivo a todos os ex-militares, familiares e amigos, que de algum modo estiveram ligados a BAMBADINCA, em geral, e à CCS do BART 2917, em particular.

Assim, agradeço que me informem da vossa intenção de quantos elementos do
vosso agregado e amigos estarão eventualmente presentes no encontro, a fim
de poder reservar a sala e poderos ter uma previsão do número aproximado de
pessoas que estarão presentes nesse convívio.

A inscrição definitiva será efectuada no mês de Maio.

Bejamim Durães
Ex- Furriel Mil
Telemóvel - 93 93 93 315
Morada: Rua Florbela Espanca, nº 102900 – 296 PALMELA

____________

Nota de L.G.

(1) Vd. post de 15 de Fevereiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1527: Lista de ex-militares da CCS do BART 2917 (Bambadinca, 1970/72) e unidades adidas (Benjamim Durães)

Sem comentários: