quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

Guiné 63/74 - P1505: Lembranças da Vila de Catió (1): Albano Costa / Mendes Gomes / Vitor Condeço


Guiné > Região de Tombali > Catió > 1967 > O Fur Mil Mecânico de Armamento Victor Condeço, que pertenceu à CCS do BART 1913 (Catió 1967/69).

Foto: © Vítor Condeço (2006). Direitos reservados.


1. Mensagem do Victor Condeço que esteve em Catió (1) e que teve a gentileza de responder a um meu mail, em que lhe pedia, a ele e a outros camaradas que estiveram em Catió, para legendar uma colecção de fotos sobre aquela vila da região de Tombali , tiradas pelo Albano Costa (AC) e pelo seu filho, em Novembro de 2000.

Recorde-se que no tempo da guerra colonial Catió era um importante centro administrativo e militar. Era sede de concelho ou circunscrição tal como Bolama, Fulacunda, Bafatá, Nova Lamego, Bissorã, Farim, Mansoa, Teixeira Pinto e São Domingos.

Vocês que estiveram em Catió, embora em épocas diferentes, talvez queiram dar uma vista de olhos e pôr umas legendas ou fazer algum comentário a estas fotos que me mandou o Albano Costa. Ele esteve lá, em Novembro de 2000, com o filho (Hugo) e com um grupo de ex-combatentes.


Meu caro Luís: Acima de tudo quero agradecer-te as emoções que me proporcionas-te ao ver esta colecção de fotografias de Catió. O meu obrigado também ao Albano Costa e ao seu filho que no-las proporcionaram.

Não foi pacífico para mim rever Catió 38 anos depois de lá ter saído, foi um misto de alegria e tristeza.

- Alegria, por rever os locais onde passei os bons e maus momentos, as alegrias e as tristezas, de uma comissão de 22 meses. Alegria também por ver que a vila não parou, ao que se vê quando a guerra acabou terá crescido, demoliu muros e ocupou o quartel dando-lhe outras utilizações.

- Tristeza, por ver que em 2000 nem tudo ia bem, nota-se algum descuro na limpeza e conservação das ruas e do património que foi aproveitado. Dá indícios que depois do crescimento que a vila terá conhecido no pós guerra, houve um retrocesso.m Outrora foi uma vila limpa, de ruas de terra batida mas sem capim. Sinais dos tempos e da crise que grassa um pouco por todo lado.

Luís, o tempo que medeia entre o meu regresso e a data das fotografias é de 31 anos, procurarei descrever cada uma o mais fielmente possível, para isso vou socorrer-me da minha memória visual, das fotografias que tenho de certos locais e à planta do quartel do tempo em que ali estive. Algumas não conseguirei e se fossem fotografias actuais, decerto mais difícil se tornaria, vamos ver o que consigo.

Luís, revivi Catió, calcorreei de novo as suas ruas, contemplei de novo as suas casas, cruzei-me com os seus habitantes, revi amigos e pessoas que me trataram bem, revi cada canto do quartel, contemplei as bajudas lavadeiras no seu portão e senti-me mais novo quase 40 anos. Tudo graças a estas fotos!

Desculpa se fui exaustivo na minha descrição, estás a vontade para aligeirar o que entenderes, compara com as respostas do João Tunes e do Mendes Gomes.

Se existirem grandes discrepâncias diz, pois podemos ter de corrigir alguma coisa. Brevemente vou enviar-te as tais fotos de que te falei e que mostram alguns destes locais de Catió.

Um abraço
Victor Condeço


2. Mensagem do Mendes Gomes (MG), o palmeirim de Catió (2):

Caríssimo Luís: Antes de mais, quero renovar-te o meu agradecimento, pelo esforço e labor à tarefa que nos tem deliciado, a mim e a todos os amigos da tertúlia. Para além do serviço de valor imperecível que tem. Bem hajas.

Continuo em Berlim. A emboscada rendeu-me, já uma formosa neta, precisamente na madrugada do dia 26 de Dezembro [de 2006]. Um rebento saboroso, como são sempre os netos, nesta fase do caír da folha.

Da 5ª série de fotos, não consigo identificar nenhum daqueles trechos, tão frequentes em Catió. As construções, tipo arrecadação, das fotos poderiam ter sido luxuosa casernas, que não foram, do meu tempo. (...).

Como quer que seja, ali, nelas todas, cheirou-me a Catió...e ficou-me a nostalgia daqueles tempos, donde, apesar da guerra, se alcançava o infinito. Muita saúde e um enorme abraço, do tamanho deste mundo, para Ti e todos os amigos da tertúlia... Mendes Gomes.

3. O Albano Costa (AC), por sua vez, escreveu-me: "Quanto às legendas, vou tentar à distância de seis anos, e como só lá estive umas horas, ser o mais correcto possível, embora algumas é melhor deixar à imaginação de quem conheceu Catió"... O Albano esteve no norte, junto à fronteira do Senegal (CCAÇ 4150, Guidaje, 1973/74). Em Novembro de 2000, visitou também o sul, integrado num grupo de ex-combatentes.


Fotos: © Albano Costa / Hugo Costa (2007). Direitos reservados.


Guiné-Bissau > Região de Tombali > Catió > Novembro de 2000 > Foto 1 >
"A Igreja Católica, vista da rua que passava por dentro da zona antiga do quartel e ligava na estrada de Priame, que tinha duas faixas de rodagem separadas por uma fila de palmeiras" (VC).

"Igreja de Catió, em frente aos correios" (AC).

"Desta série, só identifico a igrejinha. Onde passei um Páscoa inesquecível. Tenho fotos, algures, lá por casa... com a pequenada de putos, na procissão dos ramos" (MG).


Foto 2 > "A foto é tirada da zona da Rotunda e mostra a curta mas larga avenida com passeios laterais cimentados e canteiros com árvores, divisória central ajardinada, era onde se situavam os edifícios públicos e administrativos, escola, enfermaria, residências do secretário e do administrador, esta última encimava a dita avenida" (VC).




Foto 3 > "Não consigo identificar este local, parece tratar-se de um monumento algures, mas que não recordo a sua existência em 1967/69" (VC).



Foto 4 > "Igreja vista do lado da Rotunda, à direita uma das antigas habitações coloniais, no mesmo sítio onde se vê a torre de telecomunicações, em 1967/69 eram os CTT, que também tinham uma torre para o mesmo fim" (VC)

"Centro de Catió, do lado esquerdo a igreja; e do direito os correios" (AC)

"Destas, à frente da igreja, seria a casa onde funcionava o posto administrativo...talvez...Esta memória não me ajuda. Ou então, falta lá a indispensável presença da malta fardada militar...


Foto 7 > "Rua com início próximo da Igreja e Rotunda" (VC).




Foto 8 > "Vista a partir da Rotunda, antiga rua das Palmeiras que ligava à estrada de Priame passando por dentro da parte antiga do quartel" (VC).

"Do lado direito , o local de partida do toca-toca" (AC).

____________

Notas de L.G.:

(1) Vd. post de
3 de Dezembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1336: Catió: Autor de pintura mural, procura-se (Victor Condeço)

3 de Dezembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1335: Um mecânico de armamento para a nossa companhia (Victor Condeço, CCS/BART 1913, Catió)

21 de Novembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1301: O cruzeiro das nossas vidas (4): Uíge, a viagem nº 127 (Victor Condeço, CCS/BART 1913)

(2) Vd. o seu último post > 8 de Fevereiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1502: Crónica de um Palmeirim de Catió (Mendes Gomes, CCAÇ 728) (8): Com Bacar Jaló, no Cantanhez, a apanhar com o fogo da Marinha

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu sou o Armando Pinheiro que estive em Catió Sul da Guiné anos 72-74 Fiz serviço Militar Obrigatório no Batalhão de Caçadores 4510 CCS. Meu tempo de serviço foi incortado visto ter sido Gravemente ferido e ter vindo evacuado.
Tenho alguns registos fotográficos que posso ceder. Para isso deixo aqui o meu Email: Pinheiro.Silvino@gmail.com

Um Abraço Parabens pelo site