quarta-feira, 3 de janeiro de 2007

Guiné 63/74 - P1397: Ataque ao destacamento de Beli em Maio de 1965 (António Pinto, BCAÇ 512)

Photobucket - Video and Image Hosting




Photobucket - Video and Image Hosting



Guiné > Zona Leste > Triângulo de Madina do Boé > Beli > Destacamentro de Beli > BCAÇ 512 > Cópia do relatório do ataque ao destacamento em 20 de Maio de 1965, em que foi ferido o nosso camarada António Pinto.
Fotos: © António Pinto (2006). Direitos reservados.

Imagens alojadas no álbum de Luís Graça > Guinea-Bissau: Colonial War. Copyright © 2003-2006 Photobucket Inc. All rights reserved.


Mensagem do António Pinto que esteve na Guiné entre 1963 e 1965, na Zona leste, como alferes miliciano (1):

Amigo Luis Graça

Espero que o teu Natal e a entrada neste novo Ano fosse o melhor possível.

Vou tentar enviar um documento (cópia), em tempos considerado confidencial e que fui descobrir na minha papelada. Dá-me a impressão que está em letras muito pequenas, mas se não conseguires ler....paciência! Refere-se ao relatório do ataque ao Destacamento de Beli em Maio de 65, elaborado e assinado por um Capitão, salvo erro, Veiga Santos, que era, na altura o comandante da Companhia a que pertencia.

Tenho tido dificuldade em mandar mais fotos pois ainda me baralho muito em lidar com o computador.

Agradeço-te para, se puderes e tiveres disponibilidade, me informes se recebeste em condições, ok?

Desculpa a minha ignorância.


Um grande abraço

António Pinto

2. O José Martins (2) deixou o seguinte comentário:

Caro Pinto: Votos de que as festas, como se diz no norte, tenham decorrido em paz e harmonia com aqueles que te são queridos.

Fiquei encantado com os documentos reproduzidos no blogue. Finalmente começa a haver história, especialmente daquelas unidades que, devido à sua condição de filhos menores, por serem formadas por indígenas, foram ficando no esquecimento dos Grandes.

Continua a vasculhar, pois tudo será pouca para legarmos aos vindouros. Temos que ser escritores de história, como me intitula o meu neto.

Um abraço e continua.

__________

Notas de L.G.:

(1) Vd. posts anteriores:
18 de Dezembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1378: António de Figueiredo Pinto, Alf Mil do BCAÇ 506: um veterano de Madina do Boé e de Beli

20 de Dezembro de 2006> Guiné 63/74 - P1384: Com o Alferes Comando Saraiva e com o médico e cantor Luiz Goes em Madina do Boé (António de Figueiredo Pinto)

(2) Vd. três post recentes:
18 de Novembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1292: Madina do Boé: contributos para a sua história (José Martins) (Parte I)
15 de Dezembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1370: Madina do Boé: contributos para a sua história (José Martins) (Parte II)

21 de Dezembro de 2006> Guiné 63/74 - P1388: Madina do Boé: contributos para a sua história (José Martins) (III parte)

Sem comentários: