segunda-feira, 18 de dezembro de 2006

Guiné 63/74 - P1378: Tabanca Grande: António de Figueiredo Pinto, ex-Alf Mil do BCAÇ 506: um veterano de Madina do Boé e de Beli

Photobucket - Video and Image Hosting
Legenda das Fotos > 1ª do lado esquerdo > Algures, perto de Pirada, zona leste; 2ª do lado direito > Travessia do Rio Corubal em direcção a Madina do Boé; 3ª do meio, lado esquerdo e as duas de baixo > como ficaram algumas das viaturas em Beli, quando fui atacado e onde fui ferido; 4ª do meio do lado direito > Algures em Nova Lamego.
1. Mensagem do António de Figueirdo Pinto:
Amigo Luís Graça,

Pertenci ao Batalhão de Caçadores 506, como alferes miliciano.

Fiquei satisfeito por saber que as mensagens e as fotos foram bem recebidas. De facto, o meu e-mail está em nome da minha mulher [, Maria Amália]. Julgo que não há inconveniente.

Alguns dados sobre a minha estadia na Guiné:
(i) Embarquei em Novembro de 1963, em rendição individual. Fui substituir um colega que se pirou para o Senegal.

(ii) Estive algum tempo em Nova Lamego, tendo sido, em seguida destacado para Pirada onde reconstrui o aquartelamento.

(iii) Estive algum tempo em Geba, zona na altura um bocado perigosa, mas sem problemas.

(iv) Vim de férias em Outubro de 1964, conhecer o meu primeiro filho, com 3 meses de idade.

(v) No regresso, fui destacado para Madina do Boé, tendo sido o primeiro pelotão a chegar lá onde montei o primeiro aquartelamento.

(vi) Depois fui para Beli, onde ao fim de algum tempo, e depois também de ter sido o primeiro pelotão a lá chegar e ter montado o destacamento, em Maio de 65, fomos atacados tendo aí sido ferido (mais seis companheiros) mas, felizmente ninguém morreu. Os meus ferimentos foram motivados pelo rebentamento de uma granada de morteiro, que me encheu o corpo de pequenos estilhaços, mas depois de um mês no hospital em Bissau, fiquei OK.

(vii) Depois de sair do hospital, mandaram-me para Bolama, dar instrução onde terminei a comissão.

Quis sintetizar, mas acho que já escrevi demais, desculpa...Concerteza que podes dar este e-mail para eventuais contactos, explicando todavia que está em nome da minha mulher.
Photobucket - Video and Image Hosting
Legendas das Fotos: De cima para baixo, da esquerda para a direita

(i) Dezembro de 1963: Com o Cap Maltez Soares, comandante da CCAÇ 3, de Nova Lamego. Fotografia tirada em Sonaco.

(ii) O Navio Mercante Manuel Alfredo que me levou para a Guiné.

(iii) 1 de Janeiro de 1964: Festa de Ano Nivo no quartel de Nova Lamego.

(iv) Janeiro de 1964: visita do Governador-Geral a Nova Lamego, brigadeiro Louro de Sousa.

(v) Janeiro de 1964: igreja de Nova Lamego.

(vi) Janeiro de 1964: sede da companhia.

Gostaria de saber de camaradas da altura em que lá estive.

Embora tenha trabalhado sempre no Porto, vivo agora perto de Monção, deixo aqui o meu endereço:

Um abraço,
Pinto

Sem comentários: