sexta-feira, 1 de dezembro de 2006

Guiné 63/74 - P1331: Blogoterapia (9): Quando a Pátria não é Mátria para ti (João Bonifácio, Canadá, exvagomestre da CCAÇ 2402)

1. Mensagem do João Bonifácio, residente actualmente no Canadá, ex-camarada do Raul Albino, na CCAÇ 2402 (1968/70), e candidato a membro da nossa tertúlia:

Embora não tenha o prazer de o conhecer pessoalmente, estou muito feliz por toda esta informação, e que me foi facilitada por um amigo, que comigo serviu na Guiné em 1968/70 - Có, Mansabá, Olossato - CCAÇ 2402 (BCAÇ 2851) (1).

O ex-Alf Mil Raul Albino fez o favor de me enviar este site, e eu, quando posso, procuro rever toda a Guiné, através das exposições de todos os nossos ex- camaradas, a todos os níveis.

Depois de finda a minha comissão, como Furriel Miliciano do SAM (vulgo,vagomestre), e após um pequeno período de descanso e adaptação, regressei a Lisboa com a minha esposa e filho, onde reatámos as nossas vidas.

Não foi longa a minha estadia em Portugal, uma vez que a desilusão que sofri ao regressar... Assim, ao ver que o futuro seria complicado para os filhos, decidi pedir autorização para sair de Portugal, com destino ao Canadá.

Se na altura eu me sentia ofendido com o meu próprio país, bem pode imaginar quando na Amadora me pediram 1500 escudos em selos, para selar a minha desvinculação a Portugal. Saí de Portugal a 15 de Fevereiro de 1974, mas já sabia que alguma coisa se iria em breve passar. Mas era tarde, eu havia decidido que, depois de 37 meses no exército e 21 meses e 4 dias na Guiné, devia merecer mais um pouco de compreensão.

Mas o que se espera? Nós vemos e lemos o que todos os dias se passa. Somos os únicos que compreendem esta situação, e somos os únicos que tentamos manter esta chama de uma guerra onde estivemos, mas que acho nunca conpreenderemos.

Para si, Luís, um grande abraço e obrigado. Neste momento estou ocupado com o segundo livro da CCAÇ 2402, mas vou tentar entrar neste blogue, depois da sua aprovação.

João Gomes Bonifácio
Ex-Fur Mil do SAM
Guiné-Bissau 1968/70


2. Comentário de L.G.:

Meu caro João /My dear John:

1. Fico muito sensibilizado com a tua mensagem… Eu sei que a Pátria não foi Mátria para ti, foi madrasta... E eu sou o primeiro a ser solidário contigo, eu que decidi ficar na terra que me viu nascer... Sei que isso não te vai servir de consolo, mas não imaginas o rol de reclamações que recebo neste pequeno canto da blogosfera!... Enfim, o importante é que hoje estejas bem, nesse grande país que eu admiro… Mas as tuas raízes, a tua identidade, o teu passado estão aqui, estão connosco… Nenhum de nós terá futuro, se não souber preservar e até alimentar o passado. A Guiné marcou-nos a todos, com o seu ferrete... Mas foi em português, na língua de Camões, que exprimimos os sentimentos mais nobres ou dissémos os palavrões mais horríveis. João: não adianta. Não se escolhe a Pátria, não se escolhem os pais nem os irmãos, não se escolhe a língua materna... Mas dessa ao menos eu tenho (e tu tens, nós temos) orgulho... É em português, e em bom português, que comunicamos na blogosfera, neste blogue, na nossa tertúlia, nesta caserna virtual onde todos cabemos, de Lisboa a Bissau, de Viana do Castelo a Toronto, de Coimbra a Luanda...

2. A partir de hoje, tu és, de pleno direito, um camarada da nossa tertúlia… O tratamento por tu é natural entre nós… Com o tempo, habituas-te… Entra e acomoda-te: estás em casa… Os camaradas da Guiné não conhecem fronteiras, físicas, simbólicas ou culturais... Vais ver que te faz bem esta blogo…terapia.

Um abraço, um feliz Natal para ti e a tua família…

PS - O João respondeu-me logo na volta do correio:
Obrigado, Luís. Retribuo os votos de feliz Natal e Ano Novo com muita saúde para ti e todos os teus. O uso de João é o indicado. O John é só aqui por razões óbvias. Desculpa a falta de sinais na ortografia, mas os ingleses são assim.
Um grande abraço.
____________

Nota de L.G.:

(1) Vd. posts de:

17 de Setembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1082: Notícias da CCAÇ 2402 e do BCAÇ 2851 (Raul Albino)

23 de Setembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1105: Como escrever um livro de memórias de guerra 'à la carte' (Raul Albino, CCAÇ 2402)

4 de Novembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1246: O meu livro Memórias de Campanha da CCAÇ 2402 (Raul Albino)

15 Novembro 2006 > Guiné 63/74 - P1282: História da CCAÇ 2402 (Raul Albino) (1): duas baixas de vulto, Beja Santos e Medeiros Ferreira

Sem comentários: