quarta-feira, 29 de novembro de 2006

Guiné 63/74 - P1326: Questões politicamente (in)correctas (10): Mortos: os famosos e os anónimos (A. Mendes, 38ª CCmds)

Meus caros camaradas, mortos em combate, da 38ª Companhia de COMANDOS (e foram 13):

Esta carta já não vai para o SPM [Serviço Postal Militar]. Não valeria a pena enviá-la para lá, pois os comunicados de guerra deram a brutal notícia: vocês morreram em combate!

Recordo aqui, comovidamente, as horas que passámos juntos na Guiné, recordo todas as palavras que trocámos numa reconstrução dolorosa, olho as fotos que tirámos lado a lado. Tudo isto me é penoso nos dia de hoje, pois fiquei com amigos a menos na Terra. E o que é pior: amigos valorosos, amigos que não temiam o perigo, amigos que estavam no primeira linha, ali exactamente onde a guerra era mais dura, mais cruel, mais mal remunerada.

Vejo diante dos meus olhos turvados de saudade o vosso perfil com o rosto cheio de esperanças nos projectos a realizar na volta à terra natal.Vocês eram soldados que não temiam o perigo, que eram amados pelos vossos camaradas, superiores ou subalternos.Vocês tinham um fogo interior que arrastava montanhas; eram mais fortes que muitos fortes em peso de carne e ossatura.

Bebemos copos, fomos às bajudas , apanhámos bebedeiras, tirámos fotos que hoje olho com lágrimas nos olhos, até que recebi a estúpida e brutal notícia: senti então um grande vazio diante de mim; o meu mundo sentimental ficou mais reduzido, ficou mais pequeno e, imperceptívelmente, começei a rezar por esses amigos que derramaram o seu sangue generoso por uma terra onde combatiam por um ideal comum.

Esta carta, como disse, não vai para o SPM; escrevo-a e publico-a para que outros saibam que na Guiné se morria assim, numa luta impiedosa a que nós nunca voltámos a cara .Vocês foram um exemplo e são um exemplo.

Tenho os olhos embaciados. Tenho o coração amarfanhado.Tenho todo o meu íntimo em revolta . O dia de hoje veio triste. Há horas que me procuro, que faço por encontrar-me para poder responder ao vosso último adeus.

Que posso dizer-vos, a vocês, que repousam ao lado direito de Deus? Nada, mas mesmo nada. E, no entanto, estou amargurado. Apenas posso pedir-lhes que velem por nós, queridos amigos, Amanhã será um novo dia. Mas o meu mundo sentimental ficou mais reduzido. Em qualquer lado onde esteja, eu pensarei em vós, eu rezarei por vós.

Acreditem-me: na vossa morte eu senti a morte de amigos, de um exemplo de HOMENS. E até que nos possamos abraçar de novo, à mão direita de Deus, eu vos digo, com o coração esmagado pelo sofrimento: Esperem por mim!

Amilcar Mendes (19
Ex-1º Cabo Comando,
38ª CCmds,
Guiné (1972/74)

__________

Nota de L.G.:

(1) Vd. último post de A. Mendes > 18 Novembro 2006 > Guiné 63/74 - P1291: Questões politicamente (in)correctas (9): Os Mortos Nunca Esquecidos (A. Mendes)

Sem comentários: