quinta-feira, 19 de outubro de 2006

Guiné 63/74 - P1190: Os nossos mortos de Guidaje (Paulo Salgado)

Guiné-Bissau > Região do Oio > Olossato > 2006 > O grão-de-bico (à direita), ontem criança, hoje homem grande, pai de filhos, reencontra o Moura Marques (à esquerda) e o Paulo Salgado (ao centro). O regresso emocionado ao passado, aos sítios por andou a CCAV 2721 (Olossato e Nhacra, 1970/72), cujo comandante era o capitão de cavalaria Mário Tomé (1) .

Foto: © Paulo & Conceição Salgado (2006)

Mensagem do Paulo Salgado ao nosso camarada Manuel Rebocho (2). O Paulo é hoje administrador hospitalar, cooperante na Guiné-Bissau (em dois períodos, actualmente e no início dos anos 90), e está casado com a economista Conceição Salgados. Um e outro são dois dos nossos queridos tertulianos. Têm casa em Vila Nova de Gaia, mas são uns andarilhos... Não sei se já voltaram de Bissau, não tenho tido notícias deles, a não ser este e-mail recete

Tertuliano amigo,

Infelizmente, situações como a que descreve o jornal citado (2) foram centenas. Em Bissau está o cemitério - mesmo ali ao lado do Hospital onde trabalhei por longos meses (anos, mesmo) - que tem dezenas de tumbas mal conservadas e tratadas de militares portugueses que não vieram. Para esses nem a música do Adriano Correia de Oliveira "Já lá vem Pedro soldado..." valeu.

Queria, contudo, dizer o seguinte: por vezes acontecia, em terrenos operacionais perigosíssimos, que os mortos não podiam ser resgatados - houve situações de autêntico massacre. No Morés, pelos anos 68 ou 69, morreram numa emboscada dezenas de militares (eram dois pelotõese e duas seccções de milícias)... E por lá ficaram!... Como poderiam ter sido ser resgatados pelos outros se sobraram menos de metade e foi uma debandada geral?!

Nós esquecemos que a França foi estrondosamente derrotada na Argélia em 58. Não aprendemos a lição dos franceses que pararam - e o Senegal e outras colónias francesas não tiveram guerra-... Também não aprendemos a lição da Índia (o Pandita Neru aguentou até ao fim para não ter que atacar Goa!).

Não aprendemos! E pior do que isso: contribuímos para o empobrecimento da Metrópole e das próprias Colónias em termos humanos, sociais, culturais e económicos.

Infelizmente, entretanto, podemos afirmar: o que se passa hoje nas ex-colónias dos europeus é um neo-colonialismo refinado. O colonialismo era mau, gerou guerras, mas agora há as partes interessadas. Para bom entendedor...

Pergunto: Para quando, África? (4)

Mantenhas
Paulo Salgado
__________

Notas de L.G.

(1) Vd. post de 2 de Março de 2006 > Guiné 63/74 - DCI: Crónicas de Bissau (ou o 'bombolom' do Paulo Salgado) (12): reviver o passado em Olossato

(2) Vd. post de:

17 de Outubro de 2006 > Guiné 63/74 - P1187: Guidaje: soldado paraquedista Lourenço... deixado para trás (Manuel Rebocho).
Vd. também posts de:

21 de Setembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1099: O cemitério militar de Guidaje (Manuel Rebocho, paraquedista)

28 de Junho de 2006 > Guiné 63/74 - P919: Vamos trasladar os restos mortais dos nossos camaradas, enterrados em Guidage, em Maio de 1973 (Manuel Rebocho)

14 de Junho de 2006 > Guiné 63/74 - P877: Nós, os que não fazemos parte da história oficial desta guerra (Manuel Rebocho)

(3) Vd. post de 30 de Maio de 2006 > Guiné 63/74 - DCCCXIX: Do Porto a Bissau (23): Os restos mais dolorosos do resto do Império (A. Marques Lopes)

(4) Vd. post de 13 de Setembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1069: Crónicas de Bissau (ou o 'bombolom' do Paulo Salgado) (13): Para quando África ?

1 comentário:

Unknown disse...

testemunho

Meu nome é Becky Wayne, quero agradecer Dr.OLUWA para o que ele tem feito por mim . Fui pesquisar para o meu homem de sonho e todos os homens que já vêm na minha vida sempre decepcionado e quebrou meu coração e sair sem olhar para trás . E eu tentei o meu melhor para conseguir um bom homem para mim, mas todo o meu esforço parece abortivo . tem que dizer a minha melhor amiga sobre a minha situação que me dirigiu ao Dr. Oluwa solução templo que resolveu o meu problema para mim dentro de 24hrs. Se você tiver qualquer problema com seu relacionamento , eu te aconselho entrar em contato com ele através do e-mail abaixo , ele é a única solução para seus problemas. oluwasolutiontemple@gmail.com
(1) Se você quiser que o seu ex-costas.
(2) se você sempre tem pesadelos.
(3) Se você quer ser promovido em seu escritório. ou se você tem um lugar para trabalhar e quer ajudar
(5) Se você quiser uma criança.
(6) Você quer ser rico .
(7) Se você tem um relacionamento quebrado
(8) Se você quer se casar com seu homem ideal ou a mulher
(9) cuidados Herbal
(10) Se você precisar de ajuda financeira.
(11) Você quer amarrar o seu marido / esposa para ser seu para sempre .
e-mail dele hoje em: oluwasolutiontemple@gmail.com é o único lugar todos os arquivos. Problemas podem ser resolvidos !

Atenciosamente,
Becky Wayne