segunda-feira, 2 de outubro de 2006

Guiné 63/74 - P1142: Um dia no mato: parabéns ao Vitor Junqueira pelo seu texto (Raul Albino, CCAÇ 2402)


O Raul Albino, ex-alf mil da CCAÇ 2402 (Có/Pelundo, 1968/70): ontem e hoje...


Fotos: Raul Albino (2006)
Caro Luís,

Como prometido aqui vão em anexo duas fotografias tipo passe com a minha fronha, uma da época militar e uma actual.

O meu próximo contacto incluirá o meu primeiro artigo respeitante à CCAÇ 2402 (1).

Gostei imenso do artigo do Vitor Junqueira (2), especialmente na descrição da vivência dum militar no mato. Senti-me transportado para aquele local e aquela época.

Se bem que eu não tenha estado em Farim e o meu período de permanencia na Guiné tenha sido entre 68/70, a descrição que ele faz é muito fiel para muitos locais, épocas e intervenientes no teatro de guerra da Guiné.

No meu caso terei passado por quase todas as situações que ele descreve, só que numa data imediatamente anterior à dele. Por exemplo, invejei a descrição do armamento que transportavam para o mato, porque dois anos antes a penúria de armas era tal que para os grupos de combate sairem para o mato minimamente apetrechados, o quartel ficava, para sua defesa, com o morteiro 81 e pouco mais e só porque o morteiro 81 era muito pesado.

Em termos alimentares e de rotina, a descrição está um encanto e fez-me sonhar com aqueles tempos. Os meus parabéns pelo texto e pela forma narrativa alegre e bem disposta.

Até breve, se não for antes, Raul Albino.

____________

Notas de L.G.

(1) Vd. posts de:

17 de Setembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1082: Notícias da CCAÇ 2402 e do BCAÇ 2851 (Raul Albino)

23 de Setembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1105: Como escrever um livro de memórias de guerra 'à la carte' (Raul Albino, CCAÇ 2402)

(2) Vd. post de 23 de Setembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1110: Do Bironque ao K3 ou as andanças da açoreana CCAÇ 2753 pela região de Farim (Vitor Junqueira)

Sem comentários: