quarta-feira, 27 de setembro de 2006

Guiné 63/74 - P1122: Todos não somos demais: Vivam os Rangers! (Joaquim Mexia Alves)

Texto do Joaquim Mexia Alves:

Li atentamente os vossos mails e quero fazer alguns comentários (1).

1 - Rangerices

Quero entender o uso do termo, mas lembremo-nos sempre que uma andorinha não faz a Primavera, ou seja, há muitos Oficiais e Furriéis das Operações Especiais, Rangers -nos quais me incluo-, a maioria, aliás, que deram o seu melhor na Guiné e em todas as frentes de combate, e que por isso merecem o respeito devido a todos que assim procederam.

Aliás, ao que sei, os Ranger's portugueses são uma tropa prestigiada e que tem dado boas provas disso em vários locais do mundo onde têm sido enviados pelo Estado Português.

Sei também, que em vários meetings militares na Europa têm sido elogiados e até recebido prémios pela sua actuação.

Repito, todos fazemos parte da mesma história, e por isso nos devemos considerar uns aos outros, o que não significa forçosamente estarmos todos de acordo.

2 - O Eusébio

Deve, pela cronologia apresentada, fazer parte do meu curso em Lamego, mas não consigo lembrar-me dele.

Pela sua estória confirma aquilo que eu já tinha pedido para ser confirmado, ou seja, que o Batalhão do Galomaro embarcou com o Batalhão de Bambadinca (ao qual pertenci) (2), no Niassa em Dezembro de 71.

Nunca ouvi falar no Xitole do tal grupo especial o que acho estranho, visto que, como sabem a ligação entre o Saltinho e o Xitole era muito estreita e constante.

Aliás, no meu tempo, se não me falha a memória o Saltinho era abastecido via Xitole.

Tanto que assim é, que uma vez fui incumbido de fazer uma coluna do Xitole ao Galomaro, via Saltinho e lembro-me que mais uma vez o Jamil Nasser me tentou dissaduir de tal, mas como isso não era possivel, à última hora apareceu com um camião, salvo o erro, de mancarra e a coluna decorreu sem incidentes.

Ora este episódio leva-me a crer que essa estrada já não seria, naquela altura tão utilizada, pois os cuidados eram muitos. Mas posso estar enganado!!!

3 - Operações de apoio a Bambadinca

Não me lembro de haver ou ter existido qualquer grupo especial vindo seja de onde for dar apoio a operações do meu Batalhão.

4 - FIATs e T6

Nunca ouvi, nunca vi, pelo menos no meu tempo, tal tipo de protecção a colunas na nossa zona.

5 - Rangers

Os Rangers tem uma associação que se chama Associação de Operações Esapeciais, sediada em Lamego e que tem um site na Net.

Só esse site responde pelos Rangers na Associação inscritos e, se por acaso essa estória foi descrita nesse site, e a mesma não corresponde à verdade - como parece não corresponder -, foi-o também na boa fé de camaradas de armas que não inventam, nem mentem sobre assuntos que custaram a vida a uns e muitos cabelos brancos, para não dizer mais, a outros.

Quando me perguntam porque fui de Operações Especiais costumo responder que fui voluntário à força, pois não foi em total liberdade que fiz tal opção o que não significa que não me orgulhe de ter pertencido a essas Forças Militares, como me orgulharia certamente de ter pertencido a quaisquer outras.

Tudo me parece muito estranho, porque às vezes a imaginação e vontade de sermos mais do que somos, prega partidas e leva a contar estórias romanceadas de algo que afinal não aconteceu.

Se for verdadeira, com certeza que o Eusébio apresentará as provas do que afirma, e penso já tarda um pouco!!!

"Todos não somos demais".

Abraço do
Joaquim Mexia Alves

__________

Nota de L.G.:

(2) Vd. os três posts anteriores, com data de hoje (P1119, P1120, P1121)

(2) BART 3873 (Bambadinca, 1972/1974)

Sem comentários: