quarta-feira, 27 de setembro de 2006

Guiné 63/74 - P1120: O Ranger Eusébio no Saltinho: erros e omissões (Paulo Santiago)

Texto do Paulo Santiago (ex-alf mil do Pel Caç Nat 53, Saltinho, 1972/73), com data de 8 de Setembro de 2006:

Luís

Fui aos links indicados, lá encontrei as aldrabices, já vistas na página Terravista. Há gaijos com uma imaginação doentia, não pensam um dia ser desmentidos e caírem no ridículo. Quando me vieram há anos com a história do Ranger (1), logo naquela data quis fazer um desmentido, só não sabia onde e, além disso, confesso ter esquecido as façanhas até ao telefonema do Martins Julião [ex-Alf Mil, CCAÇ 2701, Saltinho, 1970/72].

Mas aos factos que eu considero falsos ou inexactos:

1 - O batalhão de Galomaro [BCAÇ 3872, Galomaro, 1972/74] não pernoitou em Bambadinca, onde eu me encontrava naquela data.

2 - Contrariamente ao afirmado na página do Ranger, não tinha morrido ninguém no rio Pulom. A picada do Pulom foi aberta, melhor dizendo, foi um alargamento do carreiro dos djilas, entre Chumael e imediações de Galomaro, onde fiz segurança com o [Pel Caç Nat] 53. Para o Saltinho era uma via de abastecimento mais segura e mais utilizável, mesmo durante as chuvas, em comparação com a via Bambadinca-Mansambo-Xitole-Saltinho. Não havia problema com minas, visto os carros do Jamil (2) e do Rachid, circularem no itinerário na maior das calmas.Coube-me a mim e ao Alf Mota da CART 2701 inaugurarmos a picada em Abril de 71 com uma ida a Bafatá, óptimo para quem estava no mato desde Outubro de 70. Desde a abertura até Agosto de 72 não houve,felizmente, qualquer incidente no Pulom.

3 - Falando verdade havia, é um facto, um grupo no Saltinho preparado para acções irregulares. Eram oito militares do 53, não foram fuzilados, por estranho que pareça,escolhidos pelo Marcelino [da Mata].É também verdade fazerem operações para lá da fronteira, juntamente com outros, vindos de Bissau,mas, sempre sem qualquer enquadramento de militares brancos. Este grupo acabou por ser desactivado, ainda no meu tempo, devido a interferências do proveta Lourenço, pensando que o grupo estava às ordens dele. Contarei o acontecido brevemente.

4 - Havia armamento do IN para aqueles oito elementos, que eu utilizei algumas vezes em operações regulares.O gaijo designa a Kalasch por HK 47, podia ter ido aos livros ver que é AK47.Também tenho uma história do Lourenço com uma AK47.

5 - Este gaijo fala dos Roncos. Esquece que o Ronco foi do PAIGC em 17 de Abril de 1972, com a tragédia do Quirafo (3). Foi a emboscada ao anoitecer em Madina Buco, hei-de contar, foi o ataque a Sincha Mamadú.

6 - Acredito que o Ranger seja da companhia do Lourenço, sabe coisas do Saltinho que batem certo. Alferes Ranger era o Armandino, por quem este senhor deveria ter respeito.

7 - A cara do tipo não me diz nada. Há uma foto de um militar branco frente a uma formatura de negros que não deve ter sido tirada no Saltinho. Deverá ser um pelotão de milícias. O armamento da foto é NT, não é IN.

Em minha opinião, há aqui erros e omissões que gostaria de ver esclarecidos (4).

Um abraço

Paulo Santiago

__________

Noat de L.G.

(1) Vd. post anterior

(2) Vd. post de 11 de Julho de 2006 > Guiné 63/74 - P952: Evocando o libanês Jamil Nasser, do Xitole (Joaquim Mexia Alves, 1971/73)

(3) Vds. posts de:


12 de Julho de 2006 > Guiné 63/74 - P955: As emoções de um regresso (Paulo Santiago, Pel Caç Nat 53) (5): O pesadelo da terrível emboscada de 17 de Abril de 1972

20 de Julho de 2006 > Guiné 63/74 - P975: As emoções de um regresso (Paulo Santiago, Pel Caç Nat 53) (7): ainda as trágicas recordações do dia 17 de Abril de 1972

21 de Julho de 2006 > Guiné 63/74 - P976: A morte do Alf Armandino e a estupidez do capitão-proveta (Joaquim Mexia Alves)


(4) Enviei em 22 de Setembro um e-mail ao ranger Eusébio, para esclarecer estes pontos (olémicos) mas até à data não obtive resposta. O e-mail não foi devolvido, o que sugere que o endereço está correcto e eventualmente activo. Eis o que eu lhe dizia:

ébio:

1. As minhas saudações, na qualidade de editor do blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné > http://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/

2. Antes de publicar o texto do ex-Alf Mil Paulo Santiago (que esteve consigo no Saltinho), gostaria de poder ouvir e publicar também a sua opinião ou ponto de vista. Escreva-me para este endereço de e-mail: lgraca@clix.pt

Mantenhas.
Luís Graça




Sem comentários: