quinta-feira, 1 de junho de 2006

Guiné 63/74 - P831: Tripas à moda do Celestino (Zé Neto)

Depois de uma longa travessia pelo deserto anti-tabágico, eis que temos de volta, curado do cigarro, o nosso patriarca Ze Neto que exerceu funções de primeiro-sargento na CART 1613 (Guileje, 1967/68) e é hoje um capitão reformado que gosta de contar estórias do preto da Guiné aos netos (1)... Hoje temos mais uma boa estória do Zé, divertida, bem contada, reveladora do sentido de humor castrense que a malta tinha que ter, lá no cú de Judas. (LG)

Meu velho:

Isso [o blogue] está a ficar muito fúnebre.

Vê lá se num intervalo metes mais uma do meu celebrado comandante, que segue em anexo apenas com o intuito de alegrar as hostes.

A propósito, já agradeci ao Zé Martins o excelente trabalho que nos proporcionou. Detectei um ligeiro erro que já lho indiquei. Isto até sem cigarros funciona!!!

O abração

do Zé Neto
______________________

Tripas à moda do Porto

(Excerto das "Memórias da minha vida militar")

José A S Neto


Durante a inclusão das minhas Memórias de Guilege no blogue (1), o nosso chefe Luís titulou, por sua conta e risco, o Post DXXXIV de Gazela com chouriço à moda do Celestino (2).

Para os distraídos ou mais recentes nestas coisas do blogue quero apenas salientar que este senhor era o meu comandante de batalhão. Um grande gourmet e artilheiro nas horas vagas.

O episódio aconteceu nos primeiros tempos da nossa estadia na Guiné, faustosamente aquartelados em Brá, enquanto o Estado-Maior do CTI se entretinha a cortar o batalhão em fatias e mandá-las de presente ao comando de outras unidades espalhadas pelo território para reforço. Estávamos em fins de 1966, princípios de 1967.
Então, parafraseando o nosso amigo Luís, vamos às tripas à moda do Celestino:

Uma das preocupações doentias do Celestino era a alimentação. Não tanto pela quantidade e qualidade (isso era da responsabilidade da delegação do MM) mas mais pela apresentação da ementa que, diariamente, lhe era mostrada pelo oficial de rancho.

A descrição dum prato de carne do borrego guisada com batatas e feijão verde, tal como vinha enunciada pela MM, não satisfazia o Celestino. Havia que dar um nome ao manjar, como por exemplo: Borrego au sauté ou coisa parecida.

Foi assim que o Alf Mil Sampaio, oficial de Manutenção de Material do batalhão e, por escala, na altura oficial de rancho, uma certa manhã levou o Menu ao comandante.
- O que é isto? Tripas à moda do Porto com feijão branco? Você não sabe que este prato é feito com grão-de-bico?
- Meu comandante, eu sou de Vila Real, fiz o liceu no Porto e sempre comi tripas com feijão.
- Qual quê? É com grão.

Com grão, com feijão, não havia meio de chegarem a um entendimento.
- Você já vai ver. Oh Pereira, vai às casernas e traz-me um soldado do Porto.

Veio o tripeiro e o Celestino perguntou-lhe qual era o vegetal seco que acompanhava as tripas.
- É feijão branco, meu comandante.
- Põe-te a andar. Não sabes o que comes!
- Pereira, vai buscar outro mais esperto do que este.

Veio o segundo e o diálogo repetiu-se. E a resposta continuava a ser feijão branco.
- Pereira traz-me um gajo do Porto com boas parecenças que estes devem ser uns vira-latas da Ribeira.

Presente o terceiro, um cabo, o Celestino fez a sacramental pergunta e o rapaz respondeu sem vacilar que lá no Porto as tripas se comiam com grão-de-bico.
- E feijão branco?
- Nem pensar, meu comandante, o grão é que dá substância às tripas.
- Estão a ver?... Estou condenado a lidar com amadores…

Já fora do gabinete, o Alf Sampaio, que conhecia o cabo mecânico entrevistado e sabia que ele era da área de Santarém, perguntou ao cabo ordenança:
- Que truque é este, Pereira?
- Oh meu alferes, já viu o que é fazer cem metros para lá, outros cem para cá e a coisa ia dar sempre ao feijão?
- Agarrei este ali na estrada, ensinei-lhe o padre-nosso, meti-lhe um bocado de sotaque na cabeça - eu até sou de Gondomar - porque se não fosse assim a esta hora ainda andava a rebocar gajos do Porto até ao teimoso do nosso comandante.

O almoço daquele dia foi Dobrada com farrepas de couve e grão duro que nem balas. Com um bocado de sorte lá aparecia uma rodela de chouriço.

____________

Notas de L.G.

(1) Vd. post de 25 de Fevereiro de 2006 > Guiné 63/74 - DLXXXV: Memórias de Guileje (1967/68) (Zé Neto) (Fim): o descanso em Buba

(1) 14 de Fevereiro de 2006 > Guiné 63/74 - DXXXIV: Memórias de Guileje (1967/68) (Zé Neto) (8): Gazela com chouriço à moda do Celestino

Sem comentários: