sexta-feira, 10 de fevereiro de 2006

Guiné 63/74 - P502: Tantas Vidas, o blogue do nosso camarada Virgínio Briote

1. Temos mais um camarada nosso que se tornou bloguista: o Virgínio Briote, o VB (ex-alferes miliciano comando, Brá, 1965/67).

É com muita satisfação (e até com uma pontinha de orgulho por ter sabido seguir as pisadas de outros bloguistas e tertulianos como eu, o João Tunes, o Jorge Neto... ) que vejo o nosso VB a dar os primeiros passos na pilotagem do seu próprio blogue... A gente já sabia que ele tinha o bichinho da escrita. A blogosfera é um outro passo a seguir, lógico e natural... Sentimo-nos honrados por ele ter andado também connosco, nestes últimos meses...

O VB escreveu-me a comentar o "excelente o trabalho feito pelo Jorge Neto. Enviei-lhe uma pequena mensagem a agradecer o trabalho. Acho que estou demasiado sensível, fiquei com os olhos húmidos".

Por outro lado, comunicou-me que o blogue foi uma surpresa e uma prenda dos filhos: que ternura!... O blogue chama-se Tantas Vidas. "Estou a aproveitar o espaço para treinar, relato pequenas histórias do dia a dia e vou publicar algumas partes dos meus dias na Guiné".

Desde 6 de Fevereiro, o italiano (sic) já lá pôs uma meia dúzia de boas estórias na categoria Guiné. Tem outra secção (ou categoria) chamada Contos Curtos, altamente promissora (Que estória, de primeira água, a do Inácio, militante delicado!)...

O nosso VB, um andarilho do mundo, promete: talento, sensibilidade, fino trato, sentido de humor, capacidade de efabulação, matéria-prima, mundo percorrido, vidas vividas... nada lhe falta. Tivemos aqui o privilégio de publicar algumas peças dele, que são de antologia... Espero que ele continue a aparecer por aqui, quanto mais não seja em patrulha... de nomadização.

Boa saúde, boa navegação, camarada! E que o teu belo exemplo contagie outros amnigos e camaradas. Por que viver e escrever... é preciso!

PS - Adorei o post 1. O Caminho para lá: deliciosa descrição da viagem até Guiné, no Alfredo da Silva, com as peripécias do Capitão Matos e do Alferes Gil no Funchal, no Mindelo, em Bissau... Cinco estrelas, VB!


2. Outro bloguista, mas este veterano, é o irrequieto, o fabuloso, o contundente, o dramático João Tunes. 

A sua Água Lisa já vai em 5ª edição. É um apaixonado da vida, do cinema, da sua terra, é um cidadão do mundo, crítico, mas solidário e generoso... Mais dinamarquês do que os dinamarqueses e mais alegre que o Alegre... O seu humor é corrosivo, zurzindo a estupidez e o delírios dos poderosos. É um trabalhador infatigável, e um camarada de grande coração. Não esconde o seu coração é verenelho e que bate do lado esquerdo. É inimigo declarado do dogmatismo e do fundamentalismo. Tem o grão de loucura q.b. que nos garante a sua sanidade mental. É também uma espécie em vias de extinção. Tal como todos nós.

Aqui fica o post que ele escreveu, sinalizando a entrado do novo cibernauta, o VB, no domínio da blogosfera.

Título do post, de 9 de Fevereiro de 2006: E Amílcar de nós tão perto, não foi ?. Aqui se transcreve, com a devida vénia (neste caso, continência!) e em homenagem aos dois bloguistas, o periquito e o velhinho:

"Ora bem, camarada. Sabes que desde que apareceram os teus primeiros textos no blogue comandado por Sexa o Furriel Doutor Luís, sou apreciador da tua escrita, a que ajuda o facto de partilhar a substância da tua visão do mundo e, sobretudo, a forma de olhares a memória, uma memória em que tantos entrámos e por lá ficámos, parados, lixados sempre, a olhar um absurdo, o nosso absurdo comum (o daqueles a quem, putos como todos os putos, casaram à força com uma G3). Fiquei emocionado, defeito da idade (é isso, um gajo quando entra na velhice, torna-se incontinente, emociona-se com facilidade e até chora quase por dá aquela palha) ao ler-te neste teu novo projecto de partilha. É que tu escreves, pensando e sentindo a escrita. E ... bem, muito bem! E se, como dizes, ainda estás a fazer o treino, o que não escreverás quando entrares em combate! Obrigado pelo teu aviso (já te linkei).



Guiné > A famosa foto do líder do PAIGG, de pé, numa canoa, atravessando um rio... Fonte: Origem desconhecida. Reproduzida no Água Lisa(5), blogue do João Tunes.

"Envaidece-me saber que aprecias o Água Lisa. O meu blogue já vai para dois anos e meio e a saturação nota-se. Agora só vou pingando, mais com resmungos de velho impaciente que outra coisa. E não poucas vezes, entorno para a intolerância ou, de outra forma dizendo, para o absoluto. E vou-me apercebendo de como, sem quase dar por isso, vou cristalizando vícios moralistas que tanto me irritavam nos velhos do tempo em que eu era jovem e me faltava a paciência para os aturar. Mas se o tempo não anda para trás nem dá pulos e avança, que seja como é. 

"Olha, ainda vou teimando, enquanto a rebeldia de espírito não tiver direito a uma pá de cal e uma coroa de flores. E, por vezes, fico-me com a sensação que a nossa sociedade caminha para o autismo, o deixa andar, o demissionismo cidadão, a censura e a auto-censura, democraticamente regredindo-se, e eu mais me vou convencendo que, se os velhos rebeldes se calam, a malta nova ainda tem a tentação de deixar tudo andar para trás e experimentarem, outra vez, a falta de liberdade para depois reconstruírem a aventura e os riscos de a voltarem a conquistar. Pensamentos enfeitados de pesadelos que são uma completa basófia, concedo.

"O melhor para ti, camarada e amigo. João Tunes".

Sem comentários: