quarta-feira, 21 de dezembro de 2005

Guiné 63/74 - P374: Tabanca Grande: Bendito Cabral, entre as mandingas de Fá e as balantas de Bissaque


Guiné > Fá Mandinga > c. 1970 > Jorge Cabral entre as bajudas mandingas...

© Jorge Cabral (2005)

Luís,

Muito obrigado! Através do blogue, recordo. E sinto. Vejo os rostos dos camaradas, oiço os sorrisos das crianças, e até, calcula, consigo admirar de novo os belos seios das bajudas.

Peço permissão para pertencer à Tertúlia, oferecendo o pícaro de alguns episódios que vivi.

Porque estamos no Natal, recordas o teu de 69 e um ataque a Bissaque (1). Eu passei o meu em Fá, e dias antes, noite dentro, quando já o comemorava por antecipação, acorri a defender a Tabanca de Bissaque, guiado pelo Marinho.

Este era um velho, seco e pequenino, guardião das instalações de Fá, desde os anos 50.

Embora existisse uma estrada para Bissaque, o Marinho conduziu-nos por uma interminável bolanha, após a qual lá chegámos, obviamente muito depois do "inimigo" ter retirado. O ataque referido nos documentos oficiais, não passou de uma breve flagelação. Fui eu que relatei a ocorrência, e porque quem conta um conto... acrescentei- lhe alguns pormenores, (essa da intervenção de brancos deve ter sido ficção cabraliana), para assustar o Comandante de Bambadinca.

Bissaque era uma aprazível aldeia balanta. Logo nessa noite, à volta de uma fogueira, reparei na beleza das raparigas, tendo passado a frequentar semanalmente a Tabanca, numa acção sócio-erótica, a qual consistia numa "esfregação" mamária às belíssimas bajudas. Habituado às bajudas mandingas, verifiquei experimentalmente a superioridade dos seios balantas, tendo, e disso me penitencio, contribuído para um conflito étnico-mamário.

A fim de me redimir, em Janeiro de 1970, de férias em Lisboa, comprei 35 "corpinhos" (soutiens) no armazém Fama, sito à Calçada do García, junto ao Rossio, onde agora se reúnem os guineenses. Coincidência? Premonição?

Lembro a perplexidade do empregado do armazém, quando lhe pedi os 35 soutiens de todos os tamanhos e cores.

Regressado à Guiné, em plena Tabanca de Fá Mandinga, organizei a festa do corpinho, para a alegria das bajudas, que envergaram o seu primeiro soutien.

Tivesse esta história acontecido nos dias de hoje, e certamente sentiria dificuldades no aeroporto, até porque os soutiens constituíam a minha única bagagem. Armas secretas? Indícios de terrorismo? Não sei mesmo, se não teria ido parar a Guantanamo.

Junto algumas fotografias, nas quais me podem apreciar com o meu fardamento habitual, ostentando os roncos contra o mau-olhado, e outras para compararem os respectivos seios, além da minha cara agora (2).

Caro companheiro, para ti e também para todos os que partilharam alegrias e tristezas na querida Guiné, os meus Votos de Festas Felizes.

Jorge Cabral (ex-alferes miliciano, comandante do Pel Caç Nat 53, Fá Mandinga e Missirá, 1969/71)
____________

Nota de L.G.

(1)"Nas duas semanas anteriores, o IN tinha desencadeado várias acções de intimidação contra as populações de Canxicame, Nhabijão Bedinca e Bissaque, a última das quais levada a efeito por um grupo enquadrado por brancos que retirou para a região de Bucol, cambando o RGeba [atravesando o Rio Geba de canoa, para norte]" (Excertos da História da CCAÇ 12, Bambadinca, 1969/71]. Vd. post de 18 de Dezembro de 2005 > Guiné 63/74 - CCCLXXXVII: O meu Natal de 1969 em Bambadincazinha (Luís Graça)

(2) Comentário do Humberto Reis sobre este "outro Cabral":

Jorginho:

Desculpem os outros Tertulianos, mas entre mim e o Dr. Jorge Cabral existe uma certa cumplicidade. Por coincidência ele é o advogado a quem eu recorro quando preciso de qualquer coisa das leis e, que me lembre, até hoje, paguei de honorários "manga de patacão", 2 ou 3 imperiais. É assim o Jorge Cabral para os amigos. Alguns dão a camisa mas com ele, se for preciso, levam também cuecas, meias, etc.

Agora dirigido-me a ti, meu malandro. Estava a ver que não entravas nesta Tertúlia de "periquitos" e "velhinhos" dos Guiné-Bissau. Tu, que até já voltaste, mais que uma vez, a Bissau (imperdoável ainda não teres visitado Fá Mandinga) colaborar com as autoridades locais para a implementação da nova Universidade, mal parecia não entrares nisto.

Já te tinha dito que até tinhas aqui os mapas a 1/50.000 para descobrires o trilho para a morança da bajuda. Agora é só navegares.

UM BOM NATAL PARA TI E 2006 COM "MANGA" DE TUDO BOM.
Para todos os desejos de UMAS FESTAS FELIZES
Humberto Reis

PS - Depois das Festas vamos ter mais mapas da Guiné para arregalar os olhos. Não podem ser todos de uma só vez mas devagarinho vamos lá.

Sem comentários: