quinta-feira, 15 de setembro de 2005

Guiné 63/74 - P170: João Tunes, o novo tertuliano

Texto de João Tunes, novo membro da nossa tertúlia:

Camaradas,

Agradeço terem-me aceite na tertúlia. Tentarei merecer a vossa meritória obra e contribuir para ela com os meus modestos préstimos.

Passo a fornecer os dados "curriculares" para que figure na galeria dos ilustres "tertulianos":

- Nome: João Tunes

- "Posto": Alferes Miliciano de Transmissões de Infantaria durante a comissão na Guiné, promovido a "Tenente Miliciano" quando na disponibilidade (pelo que, considerando o devido respeito aos galões e aos procedimentos militares, deve ser este o posto em que me deve ser dado tratamento).

- Unidade: Várias (por favor não me peçam para lembrar os números)

- Locais: Bissau-Pelundo-Catió-Bissau

- Tempo de Comissão: Maio 1969/Maio 1971 (fiz 24 meses de comissão pelo facto de ter sido punido com 3 dias de prisão no Pelundo e que teve como consequências suplementares: 3 meses de comissão "extra", perda de direito a gozo de férias - medida depois revogada - e mudança imediata de unidade com transferência compulsiva de uma zona "calma" para a então considerada "pior" - Catió).

- Avaliação pela instituição militar:

- 3 dias de prisão (1 dia de prisão atribuído pelo Cmdt de Batalhão do Pelundo por "insubordinação" - ter-me recusado a cumprir ordem de bater num cabo prevaricador na hora de regresso a quartel com a agravante de, à ordem do TC "nosso alferes, vai ali o cabo ..., vá ter com ele e dê-lhe uma chapada", ter respondido "Eu não bato nem deixo bater nos homens que comando, bata-lhe vc se fôr capaz mas depois vai ter que se entender comigo de homem para homem". De seguida, a pena foi agravada pelo General Spínola para 3 dias de prisão com as consequências disciplinares conexas.)

- Louvor conferido pelo Cmdt de Catió (TC Mello de Carvalho) pelo desempenho das funções militares, disponibilidade para correr todos os riscos e participar em qualquer operação, mais valentia militar nas operações de penetração em território totalmente controlado pelo IN. Nota: este louvor, não me livrando do "reino do Nino" nem da extensão do tempo de comissão, proporcionou-me o bem supremo de ter podido recuperar o direito a férias que perdera pela punição e assim recuperar a oportunidade feliz de ver a minha filha Catarina que nascera dois meses antes e preparar-me para que as morteiradas do Nino, fizessem a mossa que fizessem, não me tirariam dos olhos a imagem do rosto da minha filha.

- Residência: Corroios (Seixal)

- Situação sócio-profissional: Desempregado (após 31 anos de actividade profissional como engenheiro químico na Galp)

- e-contactos:
mail - joao.tunes@netcabo.pt;
blogue - http://agualisa3.blogs.sapo.pt.

(...) Para todos, saudações amigas e camaradas do

João Tunes
_____________

Nota de L.G.:

Intem já tinha chamado a atenção de todos os tertulianos para um post fabuloso que o João Tunes, o nosso penúltimo tertuliano, escreveu no blogue dele – Água Lisa (3): Guiné-Bissau: Armas em sucata, memória viva... É a nosso respeito, de nós e dele. A única coisa que está a mais é um elogio à minha pessoa (não havia necessidade…): alguém tem que fazer estas tarefas... Todos podemos contribuir de mil e um maneiras: basta darem os vossos dois cêntimos de tempo para a tertúlia (dos ex-combatentes da Guiné)... De em vez em quando...

O João é um senhor gajo, que pensa bem e que escreve melhor, um homem de cultura, sensibilidade e talento. Aproveitei, já ontem, para lhe dar, mais uma vez, as boas vindas à nossa tertúlia.

Sem comentários: