sexta-feira, 23 de setembro de 2005

Guiné 63/74 - P187: Da tertúlia virtual ao encontro de carne e osso (Luís Graça)

Humberto (e demais tertulianos):

Fazes-me lembrar o nosso velho capitão (não se manda um cota para a guerra, já quase quarentão!), lá para os lados do Corubal, numa das muitas operações em que demos e levámos porrada de criar bicho... Ele, coitado, atrás de uma árvore e a dar ordens: "Companhia, avançar!... Companhia, recuar!"... Era (é) um homem afável e bom!

Tens razão: cá na nossa tertúlia, é assim, "para a frente é que é o caminho"...Felizmente, que já não temos de fugir dos tiros das costureinhas, das kalash, das roquetadas, canhoadas e morteiradas, nem muito menos das abelhas assassinas...

A ideia do João Tunes, secundada por ti, faz sentido. A nossa tertúlia é virtual: a maior parte de nós não se conhece, a não ser de fotografia (e só alguns)... Eu sei que no futuro cada vez mais gente vai ter colegas de trabalho ou clientes virtuais, ligados`em rede...

Mas nós queremos dar um abraço ao Lepoldo e sentir os seus ossos que sobreviveram às andanças por Catió e Bolama e sobretudo a essa coisa medomnha que é uam guerra (para mais quando se é criança)... Queremos dar-lhe aquele abraço que ele merece, quando ele, brilantemente, discutir a sua tese... A propósito ainda não sei onde é que ele está a fazer o seu mestrado (presumo, ou será doutoramento ?): é possível que seja no ISCSP (no polo universitário do Alto de Monsanto ou na Junqueira ?) ou então na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, ao Campo Grande... A menos que esteja numa universidade privada, não sei...

De qualquer modo, vai ser aqui em Lisboa, terra conquistada aos mouros... Ora como tu dizes e bem uma boa parte dos nossos tertulianos são... morcões (que é o termo carimnhos que uso quando falo com os meus cunhados, sobrinhso e amigos do Portucale, o Portugal primitivo e original, que ia do Minho ao Douro...

Eu tenho estruturas logísticas no Norte (Quinta de Candoz, no Marco de Caneveses, já no limite do Marco com o de Baião, perto da barragem do Carrapatelo, no Douro), e água de Lisboa (... boa e com fartura), que neste caso é branca e verde...

O sítio é fácil de encontar: de Lisboa, é seguir a A1 e depois a A3 (Vila Real), cortar para o Marco e seguir a estrada da Régua... A malta do Porto e arredores está em casa... Os do Alto Minho (Viana do cstelo...) também, ficam perto... Mais longe estamos nós aqui: mas não chega,m a 400 quilómetros, o meu sítio. Já convidei o Guimarães e o Marques Lopes, que são so que estão mais perto de lá (cerca de 60 km)... Eu hoje devia estar lá nas vindimas...

Havemos de arranjar qualquer coisa. Para um primeiro encontro, mais formal e académico, não será difícil de arranjar uma sala, com todos os meios de audiovisuais necessários (incluindo o data-show) na minha Escola, que fica na Av Cruz, a seguir ao estádio do Sporting e pegada ao Instituto Ricardo Jorge.

O objectivo é ouvir a charla do Leopoldo, admitindo que ele está disposto a fazer uma sessão só para VIP como nós... A almoçarada tem que ser a seguir (há aqui bons restaurantes na zona, no Lumiar e em Carnide). Outro encontro, mais alargado, terá que ser no Norte... De qualquer modo, o pretexto é sempre celebrar a vida, a amizade, a camaradagem...

Vejam as blogarias de ontem e a minha/nossa despedida ao Paulo que vai para Bissau um ano, com meia companhia, armas e bagagem. Parte no dia 30 deste mês.

Mantenhas para o pessoal todo, os camarigos (feliz invenção do João, que assim enriquece a nossa querida língua portuguesa, e sobretudo deixa de fazer a distinção, subtilmente discriminatória, entre amigos e camaradas, como fazem os militantes do PC...)

Luís


PS - Humberto, és um sortudo que vai de férias, de 4 a 9 de Outubro, a Cabo Verde (e eu ainda não fui lá, revisitar os sítios por onde andou o meu velhote na II Guerra Mundial...). Até lá a gente ainda se fala. Mas espero que faças umas "chapas" aqui para o blogue: vais à Ilha de São Vicente ? Se sim, vou-te fazer uma encomenda de fotos, para matar saudades (a mim e ao meu velhote)...

Sem comentários: